quarta-feira, agosto 30, 2006

 

20 Factos curiosos sobre a Finlândia

1. Campeonato de Levar a Mulher às Costas.
É um campeonato anual em que o homem carrega a mulher às costas por uma pista de 250 metros com diversos obstáculos (que incluem a passagem por um fosso com água). Se a mulher cair das costas o homem é desqualificado. O prémio: O peso do homem não em ouro mas em cerveja que na Finlândia é bem mais importante.

2. Dia do Dorminhoco.
Neste dia o lema é acordar cedo pois a última pessoa da familia a acordar tem direito a ser atirada a um rio, a um lago ou ao mar. É comemorado a 27 de Julho.

3. Campeonato de Suor.
É um desporto típico da Finlândia. Os participantes sentam-se no interior de uma sauna enquanto a temperatura da sauna é aumentada cada vez mais. O último participante a sair da sauna é vencedor.

4. Florestas e Lagos.
Cerca de 2/3 do território finlandes é composto por florestas, a maior percentagem do que qualuqer outro país no mundo. O que não é floresta é lago. A finlândia tem mais de 200 mil lagos. (Agora percebo porque é que^o país só tem 5 milhões de habitantes!)

5. Concurso internacional de "Guitarra de Ar".
Realizado anualmente em Oulu consiste em tocar guitarra o melhor possível. O original: a guitarra é imaginária... Para mais informacões ver este link.

6. O Pato Donald - Akku Ankka.
Em 1977 os livros do pato mais famoso do mundo foram banidos das bibliotecas Finlandesas. Segundo o mito urbano diz-se que foi por causa de o Donald não usar calcas. No entanto, a verdadeira razão, foi uma decisão politica que alegava que não se deveria gastar o dinheiro dos contribuintes em livros cómicos pouco inteligentes vindos dos EUA.

7. Telemóveis.
É o país da Nokia e país aonde mais se usam os telefones móveis. Cerca de 99% dos finlandeses tem pelo menos um telemóvel (aqui uma só pessoa ter dos telemoveis é uma coisa estranha) e apenas 5% da populacão tem um telefone fixo.

8. Abraços.
Os finlandeses preferem não abraçar os amigos em público. Na verdade, demonstrar emoções fortes em público deixa os finlandeses um pouco embaraçados. Um abraço em público (excepto quando se está alcoolicamente bem disposto) pode mesmo ser considerado com um engate.

9. Saunas.
Existem cerca de 3 milhões de saunas num país com cerca de 5 milhões de habitantes. Cada apartamento ou tem uma sauna própria ou existe uma comum par os habitantes do prédio. É completamente normal as crianças irem para a sauna nuas com os pais até aos 10-12 anos. A sauna na Finlàndia é considerada como um local completamente assexual. Existem mesmo tendas de saunas portáteis para serem usadas na rua em festivais ou ocasiões festivas...

10. Idioma.
A lingua finlandesa est«a considerada como uma das mais difíceis do mundo para apreender (eu que o diga!). Não admira, portanto, que muitos finlandeses saibam falar muito bem inglès. O finlandes tem o record de ter a palavra mais comprida do mundo: lentokonesuihku-turbiinimoottoriapumekaanikkoaliupseerioppilas. É um título da força aerea finlandesa.

11. Gelo.
Andar de barco no inverno é um desafio na Finlândia devido às grandes camadas de gelo existentes nos rios e lagos. A maior parte dos navios quebra-gelo existentes no mundo são construidos na Finlândia.

12. Atleta masculino mais novo a ganhar uma medalha olímpica.
Toni Nieminen ganhou aos 16 anos a medalha de ouro na competição de saltos de ski nos jogos olímpicos de 1992 em França.


13. Placas Toponímicas.
Devido a existirem dois idiomas oficiais todas as placas na rua encomtram-se escritas tanto em finlandes como em sueco. Até mesmo a capital tem um nome finlandes (Helsinki) e um nome sueco (Helsingfors).


14. Igualdade.
A Finlândia foi o primeiro país no mundo a dar direito de voto ás mulheres, em 1907, e a deixar as mulheres concorrerem a lugares no parlamento no mesmo ano.


15. Natal.
A aldeia do Pai Natal fica localizada na Lapónia finlandesa perto de uma pequena cidade chamada Rovaniemi. Os habitantes de Rovaniemi foram nomeados os guardiões do Pai Natal.


16. Certificado de Manuseamento de Computadores.
Introduzido na Finlândia em 1988 é reconhecido em 17 paises europeus e na África do Sul como um certificado de competencias informáticas. Foi tipo uma carta de condução para computadores.


17. Álcool.
É o país da europa que tem o maior consumo de álcool. É normal ver pessoas ebrias a qualquer hora do dia ou da noite em qualuquer dia da semana. A venda de bebidas alcoolicas é um monopolio estatal.


18. Loiras.
A Finlândia tem a mior porporção de loiras do que qualquer outro país (pena que a grande maioria não abone muito à beleza, digo eu!!!). Um estudo de 2002, refere as loiras naturais deverão desaparecer em cerca de 200 anos (gostaria de ver esse estudo!!! para ver como é desapareceria esse gene!!!) e que a última loira será finlandesa.


19. Auroras Boreais.
A palavra finlandesa para aurora boreal é Revontulet que à letra significa Fogo da Raposa (ainda estou para perceber porque!!)


20. Segurança.
Apesar das excentricidades dos finlandeses a finlandia está considerando como o pais mais democrático e com o meor nível de currupção do mundo.

Comments:
estes finlandeses sao doidos!!!!!!!!!!!!!!

mano, perdi 10 kg!!!
 
Muitos factos peculiares deste país, realmente. Quanto às loiras, vinha a pensar o mm hoje no autocarro. Então oh senhor bioquímico: se a cor de cabelo loira é codificado por um gene recessivo não é assim tão estranho que a evolução o faça desaparecer daqui a uns anos (ok, que 200 tb me parecem poucos...). E a lista poderia continuar...
 
Claro que a palavra mais longa tinha que terminar em pilas...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?