terça-feira, setembro 26, 2006

 

Big Brother

Ora pois é! Também na Finlândia existe esse belo programa em que fecham 14 pessoas numa casa durante uns meses. Mas a estas terras o famoso Big Brother só chegou o ano passado. Em Portugal já foram tantos que já lhes perdi a conta.

Eu não percebo finlandes e como tal não vejo os programas televisivos em lingua autoctone. No entanto nos últimos dias fiquei a saber da grande polémica que vai aqui no Big Brother através dos meus amigos finlandeses. Ao que parece, na quinta-feira passada houve uma grande festa dentro da casa aonde os participantes estão presos. Com muita bebida à mistura, claro. O resultado: um dos meninos participantes, já bastante alcoolizado, quando estava deitado na cama com uma das meninas participantes e depois de verificar que esta estava inconsciente (tanto era o álcool que lhe circulava no sistema!) começou a despir-se e a tirar a roupa à dita menina e ia começar a abusar dela, quando o Big Brother interviu e o chamou para fora da cama. O rapaz saiu da cama e caiu para o lado (de tão embriagado que estava) até ao dia seguinte.

No dia seguinte, nem o rapaz nem a rapariga se lembravam do que tinha acontecido e foi preciso mostrar as imagens aos dois para eles verem o que aconteceu. Verem, não lembrarem! A polémica agora é que houve uma tentativa de violação que é punível por lei. O BB disse que ia aplicar uma sanção ao rapaz mas nem considerou a hipotese de expulsão da casa. O caso está a dar muitas audiências ao canal de televisão.

Depois de me terem contado isto a minha primeira pergunta foi: Mas porque é que um canal de televisão dá tanto álcool aos participantes do BB? Não estarão assim a potenciar o consumo de álcool? Não será a televisão responsável por pelo menos tentar não incentivar o uso do álcool neste país, já que é um dos grandes problemas que a Finlândia tem? A estas perguntas os meus amigos responderam simplesmente: mas se não lhes derem álcool como é que os participantes se vão divertir???? Eu fiquei tão atónito com esta resposta que por momentos fiquei mesmo sem palavras.

Ao que parece o ano passado no BB1 as queixas dos participantes era de que não se podiam divertir porque não havia álcool. E as queixas dos espectadores foram que sem álcool não havia diversão para os participantes e o programa era uma seca. Vai daí, toca a dar muito álcool este ano e o resultado está à vista. Sinceramente, o rapaz é culpado de uma tentativa de violação mas também começo a achar que a estação de televisão tem as suas culpas em incentivar o consumo de álcool por parte dos participantes.

Num país tão evoluido, em certos aspectos, como a Finlândia e com um nível de vida fenomenal porque bebem as pessoas assim tanto? O que leva a que a polulação em geral precise tanto de ficar ébria para haver diversão. Depois, claro, acontecem incidentes como os da casa do BB ou aquele que me aconteceu em Maio. Afinal nem tudo são rosas na terra do pai natal e existem também bastantes espinhos.

No meio disto tudo acabei por perceber o porquê das leis que restringen tanto o consumo de álcool neste país. Caso essas leis não existissem, creio que seria bem maior esse mesm consumo e seria bem maior a quantidade de pessoas ébrias, com problemas de alcoolismo, seria maior o número de pessoas a entrar em coma alcoólico e não só. Já para não falar nos episódios de violência sob influência de álcool. Felizmente, os finlandeses sabem que quando bebem não conduzem. Pelo menos isso!

Comments:
a minha alma esta parva.... e n existe ai ministerio publico?? Q leis protegem essa rapariga? as mesmas audiencias q protegem o rapaz? embora concorde ctg qd dizes q ele foi de certa forma instigado... o alcool pode ser atenuante, nc desculpa!!!!

e mais digo daqui a pc!
 
Eu também acho que o álcool não é desculpa para o que aconteceu e para o que ele tentou fazer. Tanto pelo que sei tentativa de violacao aqui é crime e neste caso toda a gente viu (inclusivé eu que vi as imagens no sabado, no compacto semanal, embora não tenha percebido os dialogos). Agora também acho que alguma coisa está muito mal quando uma estacao de TV incentiva o consumo de alcool por causa das audiências. E isso não deveria ser proibido?
 
Uma questao tecnica... Sabes se video e' admissivel como prova em tribunal? E' que, em Portugal, so em alguns casos...
 
bem observado, tiago!
o finlandeses não sabem o que é diversão sem álcool.
é esse, sem dúvida, o maior problema do país com as consequências sociais, criminais e económicas que decerto conheces...

mas fico surpreendido por não comprenderes/falares finlandês...
a sério! acredita que não é tão díficil com parece e que é uma mais-valia que te será muito útil!
 
Olha, não sabia que os Finlandeses bebiam tanto! Afinal não são só os portugueses. Cá em Portugal no BB, se não me engano, limitavam a entrada de álcool precisamente para evitar cenas semelhantes.
 
Tiago,
o rapaz foi expulso qd o MP anunciou que ia investigar o caso. Eles estavam a flirtar antes de ela adormecer bebada nao é assim tao preto no branco e acho que ele nao chegou a pen...- vi as imagens no noticiario.

Qt ao alcool sim é um flagelo, mas lembra-te que aqui o problema tem maior visibilidade do que noutras latitudes (porque nao é vergonha /é tolerado socialmente/ forma de desinibir para muitos homens) e porque é ai que se concentra a atenção (ao inves de teres 10 outros problemas que te irritam e ocupam mais espaço nos media.
 
Álcool, sexo...Quem não se lembra da abertura do jornal nacional com o Marquito e a Marta a darem a sua trancada? O programa é uma aberração, seja em que língua for...mas ja se sabe, o que conta são as audiências.
Um blog interessante. Durante muitos anos tive uma penfriend finlandesa,mas a bem dizer...ela era um bocado estranha:)lolol
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?