quarta-feira, setembro 20, 2006

 

Fashion

Passaram sete meses e ainda não me consegui habituar à moda finlandesa. Nas lojas até se vê roupa engracada, nas montras não e os finlandeses têm o mérito de escolher sempre a roupa que menos combina. Basicamente a roupa que está na montra. Juntando isto ao facto de Oulu ser a cidade dos góticos a afins dá uma combinação muito estranha. Imaginem o que é pessoas brancas como a cal, com cabelo pintado de preto e todas vestidas de preto. Mas o pior é que se esquecem de pelo menos pintar o cabelo regularmente e o aspecto vai-se mesmo deteriorando.
No meio disto tudo, e como ainda as vezes não percebo o que é ou não estranho para os finlandeses no que diz respeito à moda, abestenho-me de comentários com os meus amigos. Mas as vezes não consigo resistir e lá sai um comentário do tipo: "Ninguém anda assim vestido!" ou "Aquele gajo/a esqueceu-se de se ver ao espelho hoje de manhã!". E na maior parte dos casos as respostas que obtenho são: "De quem é que estas a falar, não vejo nada estranho". O melhor mesmo é tar calado e não comentar... O país dos avanços tecnológico parece parado na moda do seculo passado. Contrastes é o que é!

Comments:
oh mano... nos é q somos mto coloridos a vestir!! (joke privada :P)
 
as pessoas não valem pelo que vestem!
os teus padrões não tem de ser os mesmos que os de outras culturas!
os góticos vestem tão mal como os que calçam sandálias com meias!

e depois?

estás a dar importância a um pormenor que não a tem!

porque não falas da harmonia da cidade, da falta de "engarrafamentos, do atendimento em qualquer serviço, público ou privado, dos impecáveis serviços de saúde, da bem organizada rede de transportes, de tudo o que te rodeia e que não tem paralelo no rectângulo de onde foste exportado?

todas essas coisas foram feitas por gente "mal vestida"!
terveisin
 
Olá Luikki,

Essas consideracoes já eu falei em posts anteriores. Este como diz o título é sobre moda.

Qto aos servicos de saúde nao acho que sejam assim tao bons. Pelo menos os publicos. Qdo me aprtiram o nariz estive nas urgencias de um hospital publico, em que tinha apenas um medico de servico, a sangrar e com dores durante 3 horas ate que alguém me atendeu. A partir dai fui para o sistema provado por minha iniciativa. Aí sim, tal como em pt, funciona bem pk pagas bem.

Qto à moda sinceramente acho que aqui não percebem muito bem os conceitos actuais de moda mas isso é a minha opiniao, claro!
 
"Fashion is a form of ugliness so intolerable that we have to alter it every six months."

Oscar Wilde
 
caro tiago:
isso é que é azar..
partem-te o nariz...(o que é que fizeste, meu maroto?) tens a roda da bicicleta sempre a furar...e esperas 3 horas num hospital que só tem um médico....
não sei se a tua fractura do nariz necessitou de cirurgia.
se esse foi o caso, fizeram análises ao sangue e aguardaram os resultados para procederem à intervenção.
sei que numa situação dolorosa qualquer espera toma proporções gigantescas e, portanto, compreedo o teu desespero...
mas, como seria num hospital aqui do rectângulo? melhor?
e tiveste a possibilidade de recorrer ao privado? aqui, terias?
e, se tens um cartão "kela" serás reembolsado nas despesas de tratamento e medicação...
(suponho que sabes o que é o kela, que é atribuido a qualquer residente na finlândia)
tive de recorrer algumas vezes a hospitais públicos finlandeses, sempre com atendimentos absolutamente excepcionais....

quanto à moda os "suomalaiset" não sabem o que isso é...nisso estámos de acordo!

espero que tenhas uma boa estadia, que retires o melhor dela e que daqui a alguns anos, quando a idade for maior, tenhas esse país e essa terra (que conheço bem) no coração...
um abraço
 
Hmmmmm .. góticos? E góticas, tb há? :)) Ora que bela noticia... eu sabia que elas se andavam a esconder em qualquer lado. :D

Ora... se eu não tivesse ainda 3 meses de estagio pela frente, até te fazia uma visita. Assim... fica anotado.

Quanto à moda... bom... a minha experiência na Finlândia foi curta e altamente alcoolica pelo que não vou discutir a tua opinião. Mas tb posso dizer que aqui, nos states, vê-se com cada farpela... Enfim!!
 
Ui! O nosso amigo Luikki é mesmo fã da "Finland" ;)
Tem calma, Luikki. Qualquer país tem as suas coisas boas e más. E Portugal, apesar de ser o que é, não o trocava por 100000 "Finland" ;)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?