domingo, fevereiro 26, 2006

 

Eu em Oulu

Image hosting by Photobucket

Aqui está uma fotografia minha em Oulu, tirada através da webcam da cidade, para me verem imerso na neve.

Liguei para Portugal e pedi ao Nuno para ir à Página da cidade ver a webcam que eu estava lá à frente a fazer pose eh eh eh e depois ele gravou a fotografia :-)

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

 

A Primeira Semana

Não escrever nada durante uma semana é no que dá: três post seguidos sobre a minha vidinha na terra do Pai Natal.

E por falar em Pai Natal ainda não o vi mas acredito mesmo que ele exista depois de ver esta neve toda e o frio que está. O pior mesmo é que as temperaturas vão continuar a baixar buaaaaaaaaaa

Bem esta primeira semana foi cheia de coisas para fazer e organizar. Primeiro o mais importante: a casa. Aluguei uma bem fixe e grande mesmo ao pé do centro da cidade e tem uma parede cor-de-laranja weeeeeeeeeeeeeee quem quiser está mais do que convidado a visitar-me. Domingo mudo-me para o meu apartamento novo :-)

Depois tratar de conhecer as pessoas na empresa e saber o que vou fazer. O pessoal é fixe mas são todos mais velhos que eu. Devem ter quase todos uns 40 anos ou por aí. Resultado: lá vou ter de arranjar companheiros de borga noutro sítio. E esse sítio pode ser as aulas de finlandês em que já me inscrevi. Quando voltar insulto-vos a todos com as palavras estranhas desta lingua eh eh eh. Um outro sítio são as actividades desenvolvidas pelo gabinete de apio aos expatriados em Oulu. Uma ideia muito fixe criarem este gabinete. Promovem encontros e diversas actividades entre os estrangeiros que vivem na cidade para que quem chegue possa começar a ter uma vida social. Achei a ideia fenomenal e já me inscrevi. Aguardo ansiosamente a primeira actividade...

Como curiosidade uma ideia que este gabinete me deu foi de ir à missa aos domingos de manhã, na igreja católica de Oulu, para conhecer pessoas. Parece que as 10 da matina há uma missa em inglês para estrangeiros e depois ficam a confraternizar e a conhecer-se no café que é oferecido a seguir. E a Lena, do gabinete de expatriados que me sugeriu isto, nem é religiosa. Agora vai-se à missa para conhecer pessoas... Tenho de ir bem vestido LOL

Por falar em bem vestido: eu bem disse que ia ser um Oásis de cor. Aqui andam todos com roupas demasiado escuras. Talvez aprendam alguma coisa agora que há um gajo a passear com um casaco vermelho pela cidade LOL

E agora trabalho: já sei algumas das coisas que vou fazer mais infelizmente não posso falar delas. A primeira coisa que me deram na empresa para assinar foi um contrato de confidencialidade. Só depois se puseram a falar de trabalho comigo. E sempre a realçar que os protocolos e diferentes projectos são confidenciais. Vendi a alma científica ao diabo é o que é!

Bem para sumariar a primeira semana foi muito fixe, experiências novas, cidade nova. Muita coisa para tratar mas não me vou alongar mais por hoje que já estou cansado de escrever e vocês de ler a minha vida, aposto.

 

Chegada a Oulu

A chegada foi engraçada. Chegar a uma cidade que não se conhece a meio da madrugada (era 1:30 quando cheguei mas só consegui sair do aeroporto quase as 3:00 por causa do saco cama perdido) transmite uma sensação estranha. Para mais esta cidade esta toda coberta de branco.

Além de estar um frio de rachar (deviam estar menos de 10 graus negativos) olhava pela janela do taxi e não reconhecia nada de nada. Oulu, descobri estes dias, é uma cidade bonita mas na noite da minha chegada achei-a uma cidade estranha. Tudo estranho e tudo branco. E tudo escuro. E eu, que até já vivi na Suécia, achei as casas, prédios e ruas muito estranhas e diferentes das de Portugal e muito diferentes das de Estocolmo. Oulu é uma cidade pequena mas acolhedora e acho que vou gostar de estar por aqui.

Mas... ansioso que venha o Verão...

 

Viagem Para a Finlândia

Olá Pessoal,
Embora eu tenha chegado na última segunda-feira só hoje consegui ter um pouco de tempo com acesso à net para escrever aqui.
A aventura começou. E começou logo no aeroporto de Lisboa no embarque. Depois de deixar a minha mãe e a minha irmã lá me dirigi à porta de embarque. Ali chegado tinha de passar a bagagem de mão pelo aparelho de Raio X. Mas claro que com a minha sorte a máquina escolheu-me a mim (estas máquinas agora escolhem ao calhas 10% dos passageiros) para ser completamente revistado. E quando digo completamente é mesmo completamente. Tive de tirar botas, cinto, abrir a mala do computador e mostrar o PC e ser revistado pelo guarda. Só não percebo então é porque só fazem isto a 10% dos passageiros e ao calha. Ie, o passageiro atrás de mim até poderia ser um terrorista e escapava porque eu, com o meu aspecto de terrorista, é que fui revistado.
Mas isto foi apenas o começo porque quando cheguei a Londres (eu já não passava por Londres antes dos atentados do último verão e antes não era assim) lá me esperava a mesma coisa mas desta vez no controlo de passaportes feito quando se entra no aeroporto. Pelo menos em Londres toda a gente passa pelo menos processo de ser quase despido e bem revistado. E para mostrar que não há racismo (suponho eu) quem estava a revistar os passageiros ate era um homem árabe com um turbante.
O resto da viagem correu sem complicações ate Oulu. Só o saco cama que eu trazia é que ficou retido em Londres mas dois dias depois entregaram-me.
E assim cheguei eu à cidade do gelo. Contacto!

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

 

Horários

Amiguinhas de Londres,

Bem que gostaria de me poder encontrar convosco em Londres mas eu chego aí às 16:40 e tenho voo para Helsínquia as 18:05. Resultado se quiserem ir ter comigo ao aeroporto ainda daria para tomar um rápido e mesmo assim não sei não!

Agora podem é ir visitar-me à Finlândia. De Londres a Ryanair voa para Tampere e as viagens são baratas. Depois é só apanharem um comboio para Helsinkia que fica a 2h de distância. A Campilho está em Helsínquia e assim podemos lá passar todos um bom fim-de-semana de Party, para ensinar aos Finlandeses o que é uma boa festa :-)

Já agora deixo aqui o roteiro completo da viagem:

Lisboa - London Heathrow 13:55 - 16:40

London Heathrow - Helsinki 18:05 - 23:00

Helsinki - Oulu 23:59 - 1:05 AM (madrugada do dia seguinte e uma bonita hora para se chegar a uma cidade que não se conhece e que está emersa em neve... ai... ai... ai...)

Faltam 4 dias....

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

 

Hotel

Hoje, depois de muito procurar, lá consegui marcar um quarto num hotel em Oulu. E acreditem que não foi fácil arranjar por lá um hotel não muito caro. Aquela cidade tem poucos hotéis e não são nada baratos. É o que dá ir para o fim do mundo...

Pelo menos nos primeiros dois dias já não vou viver para debaixo de uma ponte. Agora quando lá chegar tenho de arranjar casa rápido porque aos preços do hotel não me posso dar ao luxo de lá ficar muito tempo.

A partida está perto...

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

 

Roteiro da Viagem

Olá Amiguinhos,

Finalmente, depois de 3 bilhetes emitidos, tenho as passagens de avião confirmadas. Vou voar para a terra do Pai Natal no dia 20 de Fevereiro. Primeiro passo por Londres para cumprimentar a Tia Babete. Não poderia ir-me embora sem me despedir da Tia que tão simpática é sempre que vou à capital de Inglaterra. Depois dirijo-me para Helsinkia. Como vou estar muito pouco tempo em Helsinkia só vou mesmo dizer olá aos funcionários do aeroporto que estão excitadissimos com a minha chegada! Imaginem que ate vou de cor-de-laranja para ver se lhes tiro as caras tristes.

Cá pra mim nos proximos meses de inverno vou ser um oásis de cor em Oulu. O vermelho, o laranja e o verde constrastam bem com o branco da neve. Pelo menos agora já há luz naquela cidade.

Faltam 11 dias para o contacto.

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

 

Um Blog para os Amigos

Olá amigos,

Já que vou para fora achei por bem criar uma crónica das minhas aventuras na terra do pai natal em vez de vos encher a caixa de e-mail com noticias minhas.

Já deveria ter ido esta semana mas por razões logísticas (a empresa só quer que eu comece a trabalhar a 1 de Março) ainda estou por cá.


Quando chegar à Finlândia, daqui a 15 dias, logo vos informo das temperaturas sempre quentes da minha cidade destino - Oulu!


This page is powered by Blogger. Isn't yours?