sexta-feira, junho 30, 2006

 

Mikkeli

Mikkeli. Quarto. Duas gajas comigo no quarto. Meia-luz. Cremes. Oleos hidratantes. Tudo preparado para... me arranjarem as unhas!!!! Foi preciso vir para a Finlândia para me ensinarem a fazer isso.

Foi uma viagem cansativa de comboio mas foi fixe chegar aqui e continuar a má-lingua que ficou do fim-de-semana passada.

Já agora Mikkeli significa S. Miguel.

 

Mais uma Viagem

Já tenho as fotos dos rápidos mas agora não tenho tempo para as pôr aqui. Estou quase de saida para mais um fim-de-semana fora de Oulu. Tenho de apanhar o comboio as 12:30 para ter sete horas de viagem. Por volta das 19:00 chego a Mikkeli. Uma viagem decidida à última hora. Assim, amanhã, vou ver o jogo Portugal-Inglaterra em companhia portuguesa. Sempre se sofre mais facilmente assim eh eh eh Levo o meu cachecol de Portugal comigo. Vou estar num bar de cachecol ao pescoco e espero poder festejar a vitória da nossa selecao :-)


Se este fim-de-semana tiver tempo ainda ponho aqui as fotos dos rápidos senão domingo quando voltar faco isso.


Agora vou-me mentalizar para a viagem de comboio. Não percebo como é que num país como a Finlândia se pode demorar sete horas a fazer 600km. Uma seca. Vou a ler e a dormir!!!! Os comboios são da idade do gelo mas pelo menos os assentos são confortáveis.

quinta-feira, junho 29, 2006

 

Rápidos

O fim de tarde de ontem nos rápidos foi simplesmente fenomenal. Soube mesmo bem ter uma actividade de ar livre depois do trabalho. Como o nível da água, no rio, estava mais baixo que o previsto, a velocidade da descida foi menor do que se estava a pensar, o que para primeira vez a fazer isto nem foi mau de todo.



Fui com um grupo de pessoas bem porreiro e apercebi-me que eles se reúnem periodicamente para fazer vários tipos de actividades. Convidaram-me para continuar a aparecer e aproveitar o verão finlandês. Eu adorei e sempre que puder já lá estou.

Depois das actividades aquáticas houve café, bolachas e pulla (um tipo de pão doce de canela que existe aqui que eu até me babo só de pensar). E depois acendeu-se uma fogueira para se fazer Makaara. Foi a minha primeira Makaara ao estilo tradicional finlandês. E perguntam vocês: o que é Makaara? É um tipo de salsichas que eles têm aqui. Eu que nem gosto de salsichas adorei estas Makaara. Assadas na fogueira nhac nahc. E depois de comer ainda houve tempo para cantar umas músicas em finlandes (para mim foi mais ouvir que cantar mas acho que os ouvidos deles agradeceram LOL)



Um fim de tarde simplesmente fenomenal!


terça-feira, junho 27, 2006

 

What Sign Is Your True Love?

After taking this test this is the result.




Your True Love Is a Gemini



Why you'll love a Gemini:



Witty and sharp, a Gemini can keep up with your fast (and ever changing) mind.

You're both fun loving and free spirits. You and a Gemini can enjoy each other without expectations.



Why a Gemini will love you:



Not only can you keep up with a Gemini's sharp tongue, you can introduce a challenge or two...

You're appetite for fun and novelty will keep a Gemini interested - at least for a bit longer than usual!

What Sign Is Your True Love?


I liked the result eh eh eh

 

Descida dos Rápidos

Amanhã vou descer uns rápidos a nado com a minha chefe e mais um grupo de pessoas. Vai ser simplesmente brutal e estou super ansioso. Mas confesso que também acabei de ficar com nervoso miudinho no estomago por causa do mail que a minha chefe me mandou:
"Take swim suite, towel and warm clothes. I believe that you have current insurance policy.

Tiina Koski, our instructor, she have found good route to come down Koiteli, you just need to listen her instructions, let go and enjoy..."
Preciso de seguro.... Aonde é que eu me fui meter. Mas vai ser o máximo! Só espero não precisar do seguro para nada eh eh eh
Amanhã as 17:30 estou de partida para os rápidos weeeeeeeeeeeee

segunda-feira, junho 26, 2006

 

Momentos IV







 

Midsummer Weekend

Este último fim-de-semana foi simplesmente fantástico. Quatro portugueses e duas inglesas numa cottage acima do círculo polar árctico. Muita diversão, amizade e muita mas mesmo muita má língua eh eh eh

Sexta-feira
Às 14:20 apanhei o comboio para Rovaniemi. Dentro do mesmo comboio já estavam a Sara e a Joana. Quinze minutos antes tinha-me encontrado com a Andreia quando ela chegou no comboio vindo de Helsinki. Mal entramos os dois no comboio começaram os beijinhos de olá entre nós todos. Os Finlandeses que viajavam na mesma carruagem a olhar claro. Beijinhos na cara? Coisa estranha pensaram eles de certeza. Aqui, um rapaz só beija uma rapariga na cara e dá grandes abraços se for assim como um prelúdio de algo mais intenso. Lá devem ter pensado que comigo seria uma festa: eu a beijar a abraçar 3 raparigas eh eh eh. A viagem de comboio foi feita com muita algazarra (não fossemos nós uns bons tugas) e muita conversa. Os finlandeses na carruagem olhavam para nós como se fossemos ETs. Até lhes vejo os pensamentos: "Além de se beijarem ainda falam assim todos e não se calam. Será que não sabem o que é estarem de lábios fechados?!!!"

Chegados a Rovaniemi lá fomos para a cottage que alugamos. Simplesmente cinco estrelas. A minha chefe quando marcou isto deu-nos um belo presente. Confortável, catita e no meio da natureza. Com sauna. Mais conversa. Supermercado. E resolvemos aquecer a sauna. E todos ao molho em fato-de-banho lá para dentro. E a cada intervalo uma saída para o alpendre para apanharmos ar fresco! O jantar, depois da sauna, fui eu que o fiz. Com cinco gajas na cabana aqui o rapaz é que cozinhou para as miúdas. Mas assim não tive que lavar a louça.

Depois de jantar fomos para a cidade. Saímos para os bares, aproveitamos o sol da meia-noite e continuamos com muita boa disposição e algum álcool. Pessoas a meterem-se connosco para a conversa e acabamos por fazer um amigo finlandês que não nos queria largar. Nós somos bons LOL

Sabado
Depois de acordar tarde (claro!!!) e de um pequeno-almoço reforçado voltei à aldeia do Pai Natal. Se em Abril já tinha achado estranho ouvir músicas de natal então agora mais estranho foi já que nem neve havia e estava calor. Andamos nas compras de lembranças para os amigos e tiramos uma foto com o Pai Natal que sabia dizer "Bom dia" e "Obrigado" em português.

Depois fomos para a cidade jantar. Um bom jantar. E a seguir andamos nos pubs. Futebol: México-Argentina. Continuamos na má-língua. E voltamos à discoteca. Tivemos a dançar e dançar. Muito bom mesmo. Quando voltamos para casa resolvemos ir para a sauna. Fazer sauna às 4 da manha e sentarmo-nos no alpendre a essa hora em fato-de-banho a apanhar sol foi uma experiência engraçada. Pareciam 5 da tarde mas era de madrugada. Isto de estar sempre dia e sol as vezes parece um lugar estranho.

Domingo
Foi acordar, tomar o pequeno almoço e apanhar o comboio para voltar a tempo de ver o jogo de Portugal e ver mais uma vitória das quinas. Go Portugal. Para o próximo jogo já tenho o cachecol de Portugal para levar comigo para o bar. Chegou hoje de manhã mandado pela minha mãe. Mas ver jogos como o de ontem sozinho, sem ninguém para partilhar o sofrimento, custa. Emoções ao Rubro. O próximo jogo, contra Inglaterra, vai ser penoso. No estádio aonde o FCP foi campeão europeu. Espero que Portugal tenha o mesmo sucesso nesse estádio.

quarta-feira, junho 21, 2006

 

Tengwar

Depois de ver o blogue do Houdinni também decidi saber como se escreve o meu nome em Tengwar, a lingua dos Elfos, do Senhor dos Aneis. O engraçado é que, para quem não sabe, esta lingua foi inventada com base na lingua Finlandesa.

Tiago

Photobucket - Video and Image Hosting

Percebem agora com o desafio que eu me deparo todos os dias aqui para perceber o mundo que me rodeia? E acho que até será mais facil aprender Tengwar que aprender finlandes acho!!!

terça-feira, junho 20, 2006

 

Esta semana que passou

Esta última semana tenho andado caladinho! Muito se deve a ter tido bastante trabalho durante a semana passada mas também ao facto de não terem havido assim muitas novidades para contar.

O fim-de-semana foi a descansar que era o que estava a precisar. Sábado estive a ver o jogo da selecção portuguesa com um angolano aqui num pub. Fiquei surpreendido por estarem alguns finlandeses a ver o jogo e estarem a apoiar Portugal. Na altura pensei: " Que cool estes gajos gostam da selecção Portuguesa". Depois do jogo, quando estava a ir para casa de bike, dei por mim a pensar: " Será que os finlandeses que estavam a apoiar Portugal gostam da selecção portuguesa ou então estariam a apoiar as quinas por não gostarem de iranianos e afins?". Depois de ter sido vítima de um ataque gratuito por causa de ser estrangeiro não pude deixar de pensar assim. Se o apoio dos finlandeses que estavam lá no pub não seria por razões de racismo contra uma selecção do médio oriente. Porque do mal o menos e eles ainda são mais diferentes que uma selecção vinda da Europa. Mas adiante!

Este fim-de-semana que passou confesso que senti algumas saudades de Portugal. Senti saudades das noites com os meus amigos. Os cafés nas esplanadas da praia nesta altura. Os encontros no Bairro. O calor nocturno de Lisboa e de ver pessoas giras e bem arranjadas na noite do Bairro. Um autentico desfile de moda comparado com esta cidade. Mas também senti saudades do "mal-dizer". Da má língua habitual entre amigos (os meus amigos!). Da minha esquina favorita no bairro a ver quem passa e da má língua que falamos das pessoas que passam. Já tenho amigos aqui sim! Mas para se poder chegar ao ponto de haver má lingua é preciso um conhecimento maior do grupo todo e das pessoas à volta e isso eu ainda não tenho muito. O facto de não perceber o idioma e de algumas pessoas não perceberem muito inglês também ajuda. As vezes fica-se mesmo Lost in Translation.

A semana começou again cheia de trabalho mas com um tempo óptimo. Nestes dois últimos dias tenho andado de t-shirt e tudo. Estou contente e a aproveitar um pouco do calor que aqui faz. 25ºC já é quase os trópicos para os finlandeses e eles andam já a derreter. Eu ando bem. Esta temperatura é o ideal para mim. Não muito quente nem muito frio :-)

Agora ansioso é com o próximo fim-de-semana. Mais a norte na Finlândia. Com portugueses (como aqui já disse!). Conhecendo o grupo como conheço vão-me passar as saudades da má língua eh eh eh

terça-feira, junho 13, 2006

 

Verão

Finalmente um cheirinho a verão! Hoje, pela primeira vez que auqi estou, saí de casa de manhã de t-shirt e sem precisar de usar casaco. Está calor. A previsão aponta para que se atinjam os 27ºC. As coisas que uma pessoa festeja aqui eh eh eh


Depois do work vou para a praia. A vantagem de ter 24h de sol é que a hora que se vai para a praia é irrelevante. Está sempre dia e da sempre para ficar moreno. Hoje à "noite" até vai estar calor. Vou estar na praia à meia-noite. Já tomei muitos banhos da meia-noite na praia e sempre a gozar que precisava era de protector lunar ou solar pq senão ficava queimado. Ora pois é, aqui à meia-noite pode-se mesmo precisar de protector solar. Está sol!


Eu Adoro o Verão

sexta-feira, junho 09, 2006

 

2006 World Cup

Estou neste momento sentado à frente da televisão a ver o primeiro jogo do Mundial. É uma experiência nova ver um jogo do mundial no estrangeiro e para mais num país aonde o futebol não é um grande desporto. Estou a ver este jogo sozinho porque os meus amigos aqui não são muito fãs de Futebol. Aqui é mais hoquei no gelo. Há uns 2 meses nos campeonatos de hoquei no gelo aqui não se falava noutra coisa. Agora não ouço muito falar nesta competição que a mim me esta a deixar em pulgas. Felizmente a Yle2 passa todos os jogos do Mundial.


Ver o jogo numa TV minúscula e com relato em Finlandês é estranho. Mas deram-me a ideia de ouvir o relato pela rádio potuguesa. Liguei a TSF. Muito melhor. Agora vejo o jogo na TV (sem som) e ouço o relato em portugues pela rádio. Viva as tecnologias.


Domingo, às 22h daqui, lá estarei a frente da TV de bandeira verde e vermelha na mão a torcer pelas quinas. Go Portugal!

 

Hoje é dia Anos!

Parabéns Nuno :-)

quinta-feira, junho 08, 2006

 

Actividades

Finalmente hoje confirmei o fim-de-semana de midsummer. Eu já andava a falar nisto há alguns dias. Passar o fim-de-semana de Solstício de verão no círculo polar ártico para ver o sol da meia noite. Hoje, quando cheguei à empresa, de manhã, a minha chefe disse-me que ontem tinha andado a ver sítios para ficar no círculo polar e encontrou umas cottage muito boas para 4 a 6 pessoas. Ligou para lá e como eles lhes disseram que já estavam quase esgotados fez uma reserva em meu nome para 5 pessoas. Fiquei impressionado e de boca aberta. Sem saber mesmo o que dizer. Ela é simplesmente uma pessoa, e uma chefe, cinco estrelas. Melhor não podia mesmo pedir. Viva a minha chefe. Adoro ela.
Assim de dia 23 a 25 de Junho eu a Joana@Kuopio, a Andreia@Helsinki, a Sara@Mikeli e um amigo meu Finlandês vamos estar numa cottage, no círculo polar ártico a olhar para o céu e ver o sol a brilhar lá no alto à meia-noite.
Mas não acaba por aqui. Isto porque, no dia 28 de Junho, vou com a chefe fazer Rafting Swimming. Vamos com um grupo de pessoas para uns rápidos a uns 30km de Oulu. Mas em vez de fazer Rafting de barco vamos nadar rápidos abaixo. A minha chefe convidou-me para ir com ela. How Cool Is That?
Olhando para trás, não percebo como é que algum dia pensei que não queria vir para a Finlândia. É certo que queria (e ainda quero; um dia quem sabe!) ir para a Austrália mas a minha estadia aqui melhor não podia estar a ser. E, sinceramente, acho que em nenhum outro sítio vou encontrar uma chefe como a que tenho aqui.

terça-feira, junho 06, 2006

 

Devil's Trap

Buuuuuuuuuu 06.06.2006, ou 06.06.06, ou 6.6.6, be afraid be very afraid!!!

Este é o número da besta. Na bíblia quer dizer o número do Diabo. Mas de certo podemos dizer que hoje é o Dia da Besta. Assim sendo parabéns a todas as bestas. hoje é o vosso dia. E posso dizer que se pudesse havia pelo menos uma pessoa a quem gostaria de dar os parabéns hoje. É o dia dela. Nunca conheci ninguém a quem este dia assentasse de forma tão perfeita LOL

Conotações à parte o número 666 é bastante interessante. Matematicamente é um número único, com propriedades excepcionais. Vejam então as propriedades deste número e percebam porque é que ele sempre atraiu bastantes atenções.

Be aware of the bad bad beast Buuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

segunda-feira, junho 05, 2006

 

Electrodomésticos

Uma das coisas que tenho sentido mais falta aqui em casa, ao longo destes 4 meses, é um micro-ondas. Um pequeno electrodoméstico mas que dá muito jeito. Aquecer a comida sem micro-ondas é uma seca. Ter de por a comida no forno e ter que estar sempre muito atento para não deixar queimar. Ou então aquecer em banho maria. E, claro, há tipos de comida que nem aquecer no forno nem em banho-maria porque simplesmente não ficam bem. A falta que um micro-ondas faz. De manhã eu gosto de beber leite quente. No micro-ondas em menos de 1 minuto tenho o leite quente. Assim demoro mais de 5 minutos. Ou para derreter manteiga no pão.
Outra coisa que sinto falta na cozinha é de uma máquina de lavar louça. Eu odeio lavar louça.
Daqui a uns meses quando voltar a ter estes electrodomésticos acho que vou parecer como uma criancinha no natal a brincar com o novo carro telecomandado.
As vezes penso como é que se fazia antes de haver estes "pequenos" gadjets. A vida ficou muito mais simples com eles. E já nem falo de não ter uma batedeira para fazer o meu bolo de iogurte semanal. É à força de braços, como antigamente, com uma colher de pau para miusturar os ingredientes. E bater claras em castelo à mão já estou um perito.

sexta-feira, junho 02, 2006

 

Tarde no Campo

Ontem, depois de almoço, o pessoal aqui da empresa reuniu-se e fomos todos para uma cabana de campo a 30km aqui da cidade. Uma vez por ano eles aqui fazem isto. Almoço todos juntos ao que se segue um pequeno seminário da chefe sobre os lucros da empresa no ano anterior. Depois sito é uma tarde para jogos, conversas, comezainas e relaxamento. Serve para promover o bom ambiente e as amizades no trabalho. Acho a ideia fabulosa mesmo.

Foi numa das muitas ilhas pequenas que existem à volta de Oulu. Um cenário mesmo de Paraíso. Uma coisa é certa: a Finlândia tem paisagens fabulosas. Tenho pena de não ter levado uma câmara fotográfica mas hei-de lá voltar de bike para tirar as fotos.

E o que achei eu da tarde? O almoço foi óptimo. Salmão gratinado que eu adoro. A discussão dos lucros da empresa foi uma seca. Eu sou o único estrangeiro logo a discussão teve de ser em Finlandês porque há pessoas na parte de produção da empresa que não percebem inglês. Do pouco finlandês que sei deu para perceber que a empresa teve um saldo positivo o ano passado, só não percebi de quanto e se foi melhor ou pior que o esperado.

Avançando: depois do seminário estivemos a atirar dardos, jogar ao Trivial (em Finlandês posso dizer que foi complicado para mim ainda por cima porque não sou muito versado em história e espectáculos finlandeses). Estivemos na conversa, estivemos a fazer caminhadas pela ilha. Depois das 17h a maior parte das pessoas foi embora e ficamos só as 6 pessoas que trabalham no edifício administrativo (chamemos-lhe assim!). Fizeram Makaraa para mim que é um tipo de salsichas assadas na lareira. Muito bom mesmo. E o calorzinho da lareira as cinco da tarde soube que nem gingas. Sim, é Julho aqui mas não está muito calor não. Conversa vem, conversa vai e a minha chefe e subchefe pediram-me para num fim-de-semana lá para Agosto as levar a conhecer a Onnela ( a disco cá do sítio). Eu vou adorar fazer clubbing com as as meninas nos seus cinquenta anos. E com a minha chefe. Vai mesmo ser giro.

A minha subchefe (na verdade são as duas CEO da empresa)tb me convidou para ir no último fim-de-semana de Junho nadar para uns rápidos que existem aqui perto. Acho que vai ser awesome!!!!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?