terça-feira, abril 25, 2006

 

32 Anos de Democracia

Hoje é 25 de Abril. Abril é democracia.

Para mim este dia foi sempre muito importante, talvez porque sempre me foi incutido desde pequenino o valor da democracia em que vivemos, e os beneficios que daí vieram. Eu nunca vivi antes da revolução de Abril. Nasci depois disso. Mas esteve sempre presente em mim a importância desta data e de como era a vida para a grande maioria das pessoas antes de da revolução de Abril.

Hoje em dia, infelizmente, a grande maioria das pessoas já nem se apercebe desta data. É apenas mais um feriado. Muita gente já nem sabe até qual a razão deste feriado. Por um lado, a ignorância da razão deste feriado pode ser encarada como um facto positivo (!!!). Quer dizer que hoje em dia a grande maioria dos Portugueses já dão a democracia como um dado tão adquirido que nem se lembram que há apenas 32 anos se vivia em Portugal numa ditatura severa. Por outro lado, dever-se-ia saber o que foi Abril e como era a vida antes de Abril. Deveria estar presente que a democracia se constroi todos os dias. Abril deveria ser festejado sempre. E se olhar-mos bem para Portugal até se percebe que Abril não chegou a todos lado. Basta olhar para a Madeira. Sairam de uma ditadura salazarista em 1974 para agora terem uma outra ditadura. E uma ditadura que parece ser sustentada pela democracia que passa a ser muito mais perigosa. Que este exemplo abra os olhos para a importância de Abril. Que nos faça ver que a democracia se tem de construir todos os dias. Porque afinal em 2006 em Portugal ainda há pessoas que não vivem em democracia total.

E viva Abril. Com muito pena minha hoje não consigui arranjar cravos para ter em casa. E viva Abril.

Comments:
Meu Filho
Enches/me de alegria quando escreves sobre este dia 25 de Abril!VIVA O 25 DE ABRIL!VIVA A DEMOCRACIA!
Estou a ver o filme do 25 de Aril realizado pela Maria de Medeiros, e qto mais o vejo mais gosto dele,pois reflecte a forma como uma jovem de praticamente vinte anos viu e sentiu o 25/4, e n\ao e muito diferente da forma como senti e vivi aquele dia e os dias que se seguiram.Em 74 tinha 22 anos e era estudante de Direito na Univ. de Coimbra.Ainda n consigo descrever o que naquele dia vivi e senti.Sabia,por pura intui;ao que ia mudar tudo,mas ninguem sabia o que cabia dentro de tudo.Uma coisa tivemos logo a certeza a guerra tinha que acabar.Depois logo se veria. E foram dias que nao voltam mais, de festa,muita festa, e esperan;a tb, muita esperan;a. E acho que a Esperanca nunca a perdemos, pq a Esperan;a,acho eu, e a genese de toda a Democracia. Nos tivemos Esperan;a e chegamos la, se nao peredermos a Esperanca vamos ate onde quisermos.
Por tudo isto acho que e obrigatorio todos os anos comemorarmos Abril, voltamos a ser jovens e a acreditar e temos obrigacao de passarmos estes ideais aos nossos filhos, aos nossos amigos, a toda a gente. Por mim sinto/me realizada qd sempre que leio o que o MEU FILHO escreve sobre o 25 de Abril. Pelo menos aqui nao falhei.
VIVA O 25 DE ABRIL!!!
VIVA A DEMOCRACIA!!!
HAJA ESPERANCA NO FUTURO!
VIVA A REVOLUCAO!!!
Saudacoes Democraticas e revolucionarias,
um beijo grande da
mama / grande seca!
 
Falemos agora do discurso do Cavaco.
Gostei, falou bem, falou nas desigualdades, dentro do espirito do 24/4.
Comecei por ficar irritada por o PR nao ostentar nenhum cravo na lapela, mas dp compreendi, o homem nunca usou cravo nao ia ser agora que ia usar, foi igual a ele proprio. Mas o cravo ia ficar/lh bem...
Tiago ve la se les o discurso e vais ver que gostas.
E por hoje e mesmo tudo.
VIVA O 25 DE ABRIL!!!
 
Tiaguinho, finalmente voltei ao teu blog. Amei!!!!Imagino que se divertiram imenso. As fotos estao o maximo.
Voltei de Cuba. Tiaguinho, e um sitio fantastico as pessoas sao maravilhosas, a musica o mar, e tudo fantastico. Da vontade de voltar sempre. O Che acima de tudo era LINDO de morrer. Fiquei preta mas agora estou mais a comecar a ficar as manchas. O teu Blog e o maximo. Adoro o que escreves e adorei o que a tua mama escreveu sobre o que sentiu durante o 25 de Abril. O filhote tem a quem sair a escrever tao bem. Adorava ir ai visitar-te mas agora so depois do Verao. O meu maninho vai casar em Julho e por isso imaginas os preparativos. Continua a por muitas fotos no blog para matarmos saudades tuas. Diverte-te muito. Muitos beijinhos Joao
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?