sexta-feira, outubro 13, 2006

 

Black Friday.

Tremam, tenham medo, muito medo! Hoje é sexta-feira 13.

A crença de que sexta-feira dia 13 é um dia de azar, muito provavelmente, preende-se com o facto de 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, ter sido a noite em que os cavaleiros da Ordem dos Templários foram dizimados (presos e assassinados de forma brutal) por ordem de Filipe IV de França, que decretou a ilegalidade desta ordem (provavelmente por se sentir ameaçado pelo poder dos Templários).

No entanto, a superstição à volta do número 13 teve origem em eventos acontecidos muito antes da noite da queda dos Templários. Na cultura ociendetal, 13 é considerado um número de azar. Era o número de pessoas à mesa na última ceia e duas dessas pessoas (Jesus Cristo e Judas) morreram pouco depois. Muitos crêm que Jesus cristo foi morto numa sexta-feira 13.

Na escandinávia existem duas lendas que associam 13 a um número de azar. Diz a lenda que Friga, a deusa do amor e da beleza, aquando da conversão das tribos nórdicas ao cristianismo, transformou-se numa bruxa e teve de se exilar no alto de uma montanha. No alto do seu refúgio, Friga, passou a reunir-se com mais 11 bruxas e com o Diabo (13 pessoas no total) todas as sextas-feiras para assim poderem rogar pragas sob toda a humanidade. De referir que sexta-feira em sueco é Friadag. A segunda lenda da mitologia nórdica conta que estavam 12 Deuses a cear em Valha, a morada dos deuses nórdicos, quando o espirito do mal, Loki, apareceu e matou um dos deuses. Deste episódio surgiu a crença que convidar 13 pessoas para um jantar é má sorte na certa.

À fobia ao número 13 dá-se o nome de Trisquaidequafobia e a fobia às Sexta-Feiras 13 tem o nome de Parasquavedequatriafobia.

Mas nem tudo é mau para o número 13. Na Índia, por exemplo, 13 é um número religioso muito apreciado e os pagodes Hindus têm, normalmente, 13 estátuas de Buda. Mesmo nos Estados Unidos o número 13 é bastante apreciado: 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a federação norte-americana; o lema latino da Federação, E pluribus unum tem 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

Comments:
rita n leves a mal, mas n resisti...

n sera esse tb um dos motivos p a humanidade sentir esse dia com um dia de mau agoiro???? :P
 
Eh... Calma la, que o Loki nao era espirito do mal, coisa nenhuma! :)
O "rapaz" era apenas o "vigarista" da zona... Alias, o tipo ate era meio-irmao de Odin...
Bom fds!
 
ola Tiaguinho bom fim de semana, estive com a mary jones na quinta e foi optimo. qdo regressares em dezembro depois vens nos fazer uma visita. saudades. quero ver-te nas ferias de natal. vais estar em lisboa? andrea
 
Não esquecer: este ano a passagem de ano é uma Sexta Feira 13 !!!
 
Não percebi essa da passagem de ano!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?