sábado, outubro 21, 2006

 

Ciclos de Vida

Uma das coisas que se observa, com uma claridade impressionante, aqui na Finlândia é o ciclo da natureza. Quando aqui cheguei encontrei uma cidade coberta de gelo com a natureza completamente morta. Não se via plantas, flores, folhas nas árvores nada. Havia apenas um grande manto branco a cobrir tudo. Por outro lado, não se via quase ninguém na rua a passear por causa do frio. Era uma cidade bonita mas, as vezes, parecia uma cidade fantasma.

Com a chegada da primavera, e o desaparecer da neve em finais de Maio, a natureza renasceu, cheia de vigor, com uma rapidez impressionante. De um momento para o outro havia verde por todo lado. E um verde com tanto brilho como eu nunca vi antes. Árvores renascidas, flores desabrochadas e muita cor. As pessoas e os animais renasciam de uma letargia de inverno com a própria natureza. Gente por todo lado, sorrisos, vozes na conversa, boa disposição. Um mundo e uma cidade diferente cheia de luz e de cor. Tanta luz que se chegou a ter 24h de luz solar por dia.

Em meados do verão (leia-se Agosto) começou outra vez a escurecer e a ficar mais frio. Em Setembro começou-se a notar cores novas nas árvores. Vermelho, amarelo, castanho, púrpura são cores abundantes no que é chamado de Suomi Ruskea. Um espectáculo impressionante que vem avisar que o frio está quase a chegar. O engraçado é que não só a natureza sente isso mas as pessoas também o sentem. Desde que voltamos a ter noite que eu comecei a sentir que o verão estava a acabar. Que o frio ia começar a chegar e que tinha que me preparar. A natureza é impressionante avisa-nos disso e ajuda-nos com essa preparação. E isso sente-se. As cores à nossa volta e o desaparecer das flores e das folhas da árvores ajudam ao processo. A natureza a morrer e com isso a levar os animais a sentirem que é tempo de reclusão. É impressionante.

Agora estamos no pico do Outono. As árvores já não têm folhas, as flores desapareceram, a relva começa a estar coberta de branco e as ruas da cidade começam a ter poucas pessoas durante a tarde. O frio convida a ficar em casa ou dentro de um qualquer café ou bar. Já neva e durante a noite as temperaturas já chegam a rondar os nove graus negativos. A noite já é maior que o dia. Mas ainda vai ficar pior. Mais umas semanas e quase não haverá luz do sol. Mas no meio disto tudo a natureza vai-nos ajudando a saber lidar com estas mudanças e prepara-nos para o que está para vir.

E nunca antes tinha sentido este papel tão intenso e impressionante da natureza.

Comments:
Como te compreendo Tiaguinho!
Mas só quem passa por essas mudanças todas é que as compreende.
A Natureza é fabulosa

Beijoooo
Joana Viking Girl
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?