quinta-feira, novembro 02, 2006

 

Bolseiros

Acabei de ler um post num blogue que me deixou mesmo a pensar que é por a grande maioria das pessoas pensar assim que a investigação em Portugal está no triste estado que está e que continua a ter que ser suportada por bolseiros de investigação que têm tantos ou mais deveres que qualquer outro trabalhador mas nenhum (ou quase nenhum) direito.

Achei piada especialmente a esta frase que retirei do tal post:

"que um assalariado está obrigado a hierarquia, disciplina, horário e outras obrigações, tendo como contrapartida anual doze salários e dois subsídios. E um “bolseiro”, em princípio, é alguém que desenvolve uma investigação, ou um trabalho, durante um lapso de tempo pré-determinado."

revela um total desconhecimento das actividades de investigação e dos deveres dos bolseiros portugueses. Um bolseiro está obrigado, como qualquer outro assalariado, a cumprir horários (muitas vezes a trabalhar mais do que 12h por dia, sete dias por semana, e sem receber horas extraordinárias), a ter uma disciplina de trabalho e a ser avaliado pelos resultados que produz, a respeitar a hierarquia da instituição aonde trabalha e isto tudo sem ter direitos consagrados ao comum dos trabalhadores, como o direito a dias de férias ou os tão falados subsídios de férias e natal. Para além de não terem direito a muitas outras regalias de qq trabalhador assalariado.

E o que se constata: que os bolseiros trabalham, sem dúvida, mais horas que qualquer funcionário publico; que trabalham mais horas que a grande maioria dos outros trabalhadores; que a investigação em Portugal está suportada por bolseiros que não tendo direitos nenhuns tem muitos deveres cumprir; que em qualquer país de primeiro mundo existe a carreira de investigador, que a ciência é encarada como factor de desenvolvimento, enqto que em Portugal os investigadores são encarados como não trabalhadores. E muito poderia continuar aqui a dizer.

Ao autor daquele post apenas se pede um favor: quando resolver fazer um qualquer post sobre um tema informe-se primeiro antes de o escrever. No seu post revelou uma total ignorância sobre o estado da ciência em Portugal e sobre as condições de trabalho dos bolseiros de investigação. Para além de ficar patente que de nada percebe sobre as obrigações e deveres de um bolseiro.

É que para opiniões de quem nada percebe sobre o assunto já basta a grande maioria dos políticos em Portugal. Depois queixem-se que o país não se desenvolve.







Comments:
mano, estou ctg!!! Bem vi pelo q passas-te nos teus 5 anos de bolseiro, e as conseuqencias q teve: desemprego sem dto a qq subsidio, sem assistencia medica, sem regalias, e muito menos sem ganhares mais por te levantares as 4 da manha, qd te deitas-te as2, por causa das tuas experiencias!!
 
Relativamente a esta frase:

"que os bolseiros trabalham, sem dúvida, mais horas que qualquer funcionário publico"

gostaria apenas de dizer isto: VAIS LOGO COMPARAR COM UM FUNCIONARIO PUBLICO?!?

:))))
 
João só usei os Funcionários Públicos como comparação por serem dos trabalhadores com mais regalias e que na sua grande maioria (e aqui desculpem-me os que realmente trabalham) não fazem nada. Se até o presidente do ICEP diz que o ICEP tem cerca de 400 trabalhadores superfulos que nada fazem, ou não te lembras disso?
 
Oh... Ja perdeu a piada.

O que eu queria dizer era: claro que trabalham mais do que qualquer funcionario publico... Pelo menos, em alguns dos gabinetes de atendimento publico, qualquer pessoa trabalha mais do que algem na FP!

Por outras palavras, devias ter comparado com outra classe, se querias indicar que os Bolseiros se esfalfam a trabalhar (o que eu sei, porque a minha namorada e' bolseira...).
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?