quarta-feira, agosto 30, 2006

 

CyberShot

Acabei de comprar uma máquina digital nova. Muito fixe mesmo. Sony DSC - T9. Comprada na FNAC em Portugal e enviada pelo correio para mim (Gracias Nuno!). Isto porque em Portugal ficou por menos 200 euros do que o preço finlandes. Chegou hoje. Prometem-se muitas fotos nos meses que se seguem eh eh eh

 

20 Factos curiosos sobre a Finlândia

1. Campeonato de Levar a Mulher às Costas.
É um campeonato anual em que o homem carrega a mulher às costas por uma pista de 250 metros com diversos obstáculos (que incluem a passagem por um fosso com água). Se a mulher cair das costas o homem é desqualificado. O prémio: O peso do homem não em ouro mas em cerveja que na Finlândia é bem mais importante.

2. Dia do Dorminhoco.
Neste dia o lema é acordar cedo pois a última pessoa da familia a acordar tem direito a ser atirada a um rio, a um lago ou ao mar. É comemorado a 27 de Julho.

3. Campeonato de Suor.
É um desporto típico da Finlândia. Os participantes sentam-se no interior de uma sauna enquanto a temperatura da sauna é aumentada cada vez mais. O último participante a sair da sauna é vencedor.

4. Florestas e Lagos.
Cerca de 2/3 do território finlandes é composto por florestas, a maior percentagem do que qualuqer outro país no mundo. O que não é floresta é lago. A finlândia tem mais de 200 mil lagos. (Agora percebo porque é que^o país só tem 5 milhões de habitantes!)

5. Concurso internacional de "Guitarra de Ar".
Realizado anualmente em Oulu consiste em tocar guitarra o melhor possível. O original: a guitarra é imaginária... Para mais informacões ver este link.

6. O Pato Donald - Akku Ankka.
Em 1977 os livros do pato mais famoso do mundo foram banidos das bibliotecas Finlandesas. Segundo o mito urbano diz-se que foi por causa de o Donald não usar calcas. No entanto, a verdadeira razão, foi uma decisão politica que alegava que não se deveria gastar o dinheiro dos contribuintes em livros cómicos pouco inteligentes vindos dos EUA.

7. Telemóveis.
É o país da Nokia e país aonde mais se usam os telefones móveis. Cerca de 99% dos finlandeses tem pelo menos um telemóvel (aqui uma só pessoa ter dos telemoveis é uma coisa estranha) e apenas 5% da populacão tem um telefone fixo.

8. Abraços.
Os finlandeses preferem não abraçar os amigos em público. Na verdade, demonstrar emoções fortes em público deixa os finlandeses um pouco embaraçados. Um abraço em público (excepto quando se está alcoolicamente bem disposto) pode mesmo ser considerado com um engate.

9. Saunas.
Existem cerca de 3 milhões de saunas num país com cerca de 5 milhões de habitantes. Cada apartamento ou tem uma sauna própria ou existe uma comum par os habitantes do prédio. É completamente normal as crianças irem para a sauna nuas com os pais até aos 10-12 anos. A sauna na Finlàndia é considerada como um local completamente assexual. Existem mesmo tendas de saunas portáteis para serem usadas na rua em festivais ou ocasiões festivas...

10. Idioma.
A lingua finlandesa est«a considerada como uma das mais difíceis do mundo para apreender (eu que o diga!). Não admira, portanto, que muitos finlandeses saibam falar muito bem inglès. O finlandes tem o record de ter a palavra mais comprida do mundo: lentokonesuihku-turbiinimoottoriapumekaanikkoaliupseerioppilas. É um título da força aerea finlandesa.

11. Gelo.
Andar de barco no inverno é um desafio na Finlândia devido às grandes camadas de gelo existentes nos rios e lagos. A maior parte dos navios quebra-gelo existentes no mundo são construidos na Finlândia.

12. Atleta masculino mais novo a ganhar uma medalha olímpica.
Toni Nieminen ganhou aos 16 anos a medalha de ouro na competição de saltos de ski nos jogos olímpicos de 1992 em França.


13. Placas Toponímicas.
Devido a existirem dois idiomas oficiais todas as placas na rua encomtram-se escritas tanto em finlandes como em sueco. Até mesmo a capital tem um nome finlandes (Helsinki) e um nome sueco (Helsingfors).


14. Igualdade.
A Finlândia foi o primeiro país no mundo a dar direito de voto ás mulheres, em 1907, e a deixar as mulheres concorrerem a lugares no parlamento no mesmo ano.


15. Natal.
A aldeia do Pai Natal fica localizada na Lapónia finlandesa perto de uma pequena cidade chamada Rovaniemi. Os habitantes de Rovaniemi foram nomeados os guardiões do Pai Natal.


16. Certificado de Manuseamento de Computadores.
Introduzido na Finlândia em 1988 é reconhecido em 17 paises europeus e na África do Sul como um certificado de competencias informáticas. Foi tipo uma carta de condução para computadores.


17. Álcool.
É o país da europa que tem o maior consumo de álcool. É normal ver pessoas ebrias a qualquer hora do dia ou da noite em qualuquer dia da semana. A venda de bebidas alcoolicas é um monopolio estatal.


18. Loiras.
A Finlândia tem a mior porporção de loiras do que qualquer outro país (pena que a grande maioria não abone muito à beleza, digo eu!!!). Um estudo de 2002, refere as loiras naturais deverão desaparecer em cerca de 200 anos (gostaria de ver esse estudo!!! para ver como é desapareceria esse gene!!!) e que a última loira será finlandesa.


19. Auroras Boreais.
A palavra finlandesa para aurora boreal é Revontulet que à letra significa Fogo da Raposa (ainda estou para perceber porque!!)


20. Segurança.
Apesar das excentricidades dos finlandeses a finlandia está considerando como o pais mais democrático e com o meor nível de currupção do mundo.

terça-feira, agosto 29, 2006

 

Sailing


Here are 4 pictures of last sunday when I went sailing in the Avenir. A great Sunday spent in a good and realxing mood with Sirkka and her husband Pekka. We left Oulu and we sailed to Kiviniemi, a small town nearby. In the way, i learned the correct positions of the sails and also to do some special knots with ropes.


After a good lunch on board we sailed back to Oulu and had a Nap in the deck. I was so relaxing just to hear the water sound in the boat that, after lunch, I did not resist to take a good nap.


Thank You Sirkka and Pekka for this last sunday. It was a great day and I had a wonderfull time.

 

Bicicleta

Hoje estou sem bike. Ontem, quando ia a sair aqui da empresa, tive um furo no penu traseiro da bicicleta. Resultado: tive de ir a caminhar para casa com a bike às costas.

Hoje de manhã deixei a bike no mecânico para mudar o pneu, fazer um check-up aos travões e mudar o Oleo (da correia, claro!). Ou seja, não tenho carro para fazer a revisão mas tenho uma bicicleta. Esta é a revisão completa dos 500km LOL (tenho a sensacao que já fiz bem mais km que esses 500).
Logo as 16h vou buscar a bicicleta de volta e ver o preco da revisão. Ai... ai... ai...

domingo, agosto 27, 2006

 

Aurora Borealis

Foi hoje. Vi pela primeira vez uma aurora boreal. O céu rasgado de luzes verdes a dançarem. Simplesmente lindo. E nem foi uma aurora muito intensa. Não tenho fotos porque não tinha a camara fotográfica comigo mas apartir de quinta-feira quando chegar a máquina nova vou andar sempre com ela, just in case.

Disseram-me que nesta altura já se podia ver auroras boreais mas não era muito comum. Que daqui a uns dois meses é que se pode ser quase todos os dias e muitas das vezes com uma intensidade brutal. Luzes verdes e vermelhas na mesma aurora pelo céu. Se hoje foi apenas o aperitivo do que está para vir mal posso esperar.

 

Vela

Hoje fui velejar com a minha chefe e o marido dela. Muito fixe mesmo. Foi um domingo perfeito no mar. E esteve um dia fenomenal. Amanhã ou terça ponho as fotos aqui no blogue e escrevo mais sobre isto.

quinta-feira, agosto 24, 2006

 

Noite de Compras

Hoje anda uma excitação aqui pela cidade de Oulu. Isto porque há um acontecimento que para eles é o máximo: o único dia do ano em que as lojas vão estar abertas até as 23:00. E anda toda agente que eu conheço a falar disso e a querer ir fazer uma compra qualquer. Não interessa o quê, interessa é fazer uma qualuqer compra a horas tardias.


Eu também vou mas porque sinto saudades de andar às compras à noite. E de não ter de andar a correr porque as lojas aqui fecham às seis da tarde. Mas os meus amigos acham que eu não estou ainda a perceber bem a excitação desta noite. Até fogo de artifício vai haver e um concerto na praça da cidade... Eu bem lhes expliquei que em Portugal ter as lojas abertas até às 23:00 é normal todos os dias...


Mas acho que estou meio Finlândes porque estou contente por ter um dia em que posso andar no centro da cidade nas compras à noite....

segunda-feira, agosto 21, 2006

 

Catrapuz

"- Mama sem mãos.

- Mama e agora sem pés.

- Mama sem dentes" (ler esta última frase com voz de sopinha de massa)

Foi esta "estória" que me lembrei quando há pouco dei o meu primeiro tombo de bicicleta. Não sei bem como o pé escorregou do pedal, eu perdi o equilibrio e quando dei conta o chão estava já muito perto. O facto de estar a falar ao telefone pode ter ajudado não sei mas como não é proibido "bicicletar" e falar ao telefone... A sorte é que como aqui já tem estado frio eu tava de casaco o que me livrou de ficar com os braços todos arranhados mas as mãos ficaram todas esmurradas chuinf chuinf. hummmmmm será que posso meter baixa por isto???? É que ando cansado de estar a workar 10 a 12h por dia, 6 dias por semana. E o pior é não nos pagaram mais por isso. Conclusão: ando a ser tótó LOL

terça-feira, agosto 15, 2006

 

Grrrrrrrrr

Não percebo, a sério que não percebo. Eu tou na terra da tecnologia mas desde que aqui cheguei tudo o que é tecnologia, que eu uso, deixa sempre de funcionar. Já foi um portatil que pifou e dois telemóveis. À pouco foi mais um telemóvel. Um telefone que eu comprei há duas semanas para substituir o segundo telemóvel que avariou. A sério que não percebo.

Hoje a tarde vou à loja aonde o comprei para ver o que se pode fazer. Tou irritado.

Só digo que se tivesse um pace maker a esta hora já estava morto porque, de certeza, que também esse aparelho teria deixado de funcionar com a minha chegada a este país.

 

Horários

Hoje comeca mas uma semana maluca de trabalho em que vou andar com os horarios todos trocados. Estou a trabalhar desde as 7:45 da manhã e daqui a pouco vou sair. Mas porque por volta das 22:00-23:00 tenho de estar de volta e vou passar aqui na empresa a noite quase toda. Escravidão LOL o pior mesmo é que fui eu que quis que assim fosse. Isto é que é ser tótó. E como já sentia as vezes durante o doutoramento: os meus horários são controlados por seres que nem visiveis a olho nú são. Há quem tenha uma mulher que não deixa um homem ter os seus horários. Eu tenho as leveduras. Comparadas com elas é bem mais fácil dar a volta a uma mulher para nos deixar fazer o que nós queremos no horário que queremos LOL

 

SEGA

Ontem ao final da tarde descobri na net um programa que me fez voltar aos meus tempos de adolescente: um emulador das consolas de jogos da SEGA para PC. Simplesmente fenomenal. Fiz download do programa e de alguns jogos e deixei-me absorver por agumas horas pelos jogos que, quando eu era mais puto, costumava jogar com os meus amigos e com a minha irmã no meu quarto.


Um desses jogos, que muitas horas à frente da TV me prendeu, era o Streets of Rage. A dar porrada em tudo o que era bandido (os Donovan, a Electra, o Big Ben, ect ect) com a Blaze e o Axel. Lembraste disto mana? E das nossas tardes aos berros um com o outro a jogar?! Por momentos senti-me mesmo de volta a essas tardes. Mesmo muito fixe.


São as coisas que se descobrem quando não se tem muito para fazer e se anda a surfar pela net.


PS - O link, acima, tem emuladores (e jogos) de quase todas as consolas antigas da SEGA e da NINTENDO.

segunda-feira, agosto 14, 2006

 

Velocidade Cruzeiro

Eu sei que tenho andado caladinho estes dias e não tenho escrito muito aqui no meu blogue. Basicamente é por dois motivos: tenho andado a trabalhar bastante e com horários estranhos e também porque como ando em velocidade cruzeiro, e já se passaram quase seis meses desde que aqui cheguei, não tem havido assim tantas coisas novas para contar.
Este fim-de-semana foi calmo, com bom tempo e muito relax que eu bem estava a precisar. No sabado estive com um casal Tuga que chegou aqui a Oulu a semana passada. Vão cá ficar um ano. Foi muito porreiro. Uma boa tarde de esplanada, um jantar ao ar livre e depois uma saida à noite. Achei piada eles acharem o ambiente das discotecas aqui muito estranhos. Eu tamém achava tudo muito estranho e acho que agora já estou habituado. Em algumas coisas até acho que estou meio finlandes. Fiquei com essa impressão.
Esta vai ser mais uma semana cheia de work. E para comecar vou ver se consigo fazer uma pequena reunião com algumas pessoas aqui da empresa para lhes falar daquilo que acho que poderia ser melhorado em relacão a meu estágio e às minhas funcões aqui. O bom é que aqui sinto-me completamente à vontade para ter este tipo de conversas. Completamente abertas. Grandes diferencas para o sítio aonde estava antes de vir para aqui.

terça-feira, agosto 08, 2006

 

Trabalho e a Noite

E by the way, ainda estou a trabalhar. Hoje só lá para as duas ou três da manhã é que devo sair daqui chuinf chuinf e o que chateia mesmo é que agora já voltou a haver noite. Pelo menos entre a uma e as 3 da manha é qse completamente escuro. Queixe-me eu quando era sempre dia mas já estava tão habituado que agora acho estranho precisar de acender a luz dentro de casa à noite para poder ver. Tinha mais piada qdo se via sempre o sol.

 

Scooters

Desde que cheguei à Finlândia sempre houve uma coisa a respeito do trânsito que me fez confusão: neste pais as scooters não andam na estrada mas sim no passeio, ao lado das bicicletas e dos peões. Nem faixas de rodagem próprias possuem. É mesmo no passeio. Sempre achei que isso poderia ser um pouco perigoso para as pessoas serem atropeladas mas lá fui convivendo com isso. Este sabado as minhas suspeitas de que esta prática pode ser bem perigosa tiveram uma prova. Ia eu muito bem a andar de bicicleta pelo passeio quando uma scooter que ia ao meu lado (um pouco atrás de mim) derrapou, perdeu o controlo e foi a fazer skating pelo chão. Foi uma sorte não me ter acertado quando caiu. Alias nem sei como tive reflexos tão rápidos para me conseguir desviar e evitar ser albarroado pela scooter. A outra sorte foi, naquele momento, não estar ninguém mais no passeio à nossa frente. Caso um transeunte fosse a caminhar pelo passeio tinha sido engracado tinha. A condutora da scooter partiu um braco e ficou tofa esmurrada e eu, além de ter percebido bem o perigo das scooters aqui andarem no passeio, percebi que tenho urgentemente de comprar um capacete. Se tivesse sido derrubado pela scooter seria muito mais perigoso por não estar de capacete.

Em certas coisas acho que este apís é perigoso para a minha saúde. Já parti o nariz e os dentes agora só espero nunca ser atropelado por uma scooter no passeio!!! Helppppppppppppp

sábado, agosto 05, 2006

 

Coisas que nos fazem sorrir!

Moi Moi

sexta-feira, agosto 04, 2006

 

Mais uma Partida



Foram duas semanas e meia cheias de passeio, diversão e muito companheirismo com o Nuno aqui em Oulu. Simplesmente cinco estrelas! Passou foi muito rápido. Mas foi mesmo cinco estrelas.


quinta-feira, agosto 03, 2006

 

Late Hours

São, neste momento, 4:39 am e eu estou na empresa a trabalhar.

quarta-feira, agosto 02, 2006

 

Problemas em estacionar

Aqui em Oulu não tenho carro logo era de supor que não tivesse problemas, quando saio, em ter que arranjar um lugar para estacionar. Pois é, essa suposição está errada. Não tenho carro mas tenho bicicleta e estacionar a bicicleta no centro da cidade quando esta bom tempo não é nada fácil. Hoje tive de ir deixar a bike um pouco longe do café aonde queria vir porque aqui ao pé os estacionamentos estavam cheios. Haja paciencia!!!

 

Hoje

Hoje tou triste :-( e mais não digo.

terça-feira, agosto 01, 2006

 

Na Terra do Pai Natal


 

Tiago

Posso ainda não ter fundado uma empresa mas alguém já se lembrou de dar o meu nome a uma marca de meias aqui da Finlândia.



 

Weekend

Estes dias tenho andado um pouco ocupado e sem muito tempo para escrever por aqui. Foi um fim-de-semana intenso a visitar o Pai Natal e a dizer-lhe para quem ele deveria mandar mais umas prendinhas este ano. No domingo fomos à praia e até qse que tomamos banho no mar báltico. Quase porque só conseguimos molhar as pernas até aos joelhos...
Saidas, diversões, passeios, e relaxar são bons condimentos para um fim-de-semana. Agora que a vida está em velocidade cruzeiro, por estes lados, as vezes não é fácil encontrar sobre o que escrever.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?