sexta-feira, abril 28, 2006

 

Vappu

Este fim-de-semana, aqui na Finlândia, acontece a festa de fim de ano lectivo dos estudantes. Pode-se dizer que é algo muito semelhante a nossa queima das fitas no Porto e em Coimbra, só que só demora 3 dias. Desta sexta a domingo há várias actividades na cidade relacionadas com os estudantes, tudo ao ar livre. Mas a finalidade do fim-de-semana para os estudantes é beber muito alcool. Pelo que fui informado de hoje até segunda vai-se ver muitas pessoas na rua completamente bebadas (so what else is knew here?!!).

Sexta, Sabado e Domingo bebe-se e esta-se no meio da cidade a beber. Pelo menos os estudantes. Parques, jardins e praças enchem-se de pessoas alcoolizadas. Pelo que percbi toda a cidade vai parecer o queimodromo das nossas queimas das fitas. Na Segunda-feira manda a tradição acordar cedo e ir para um qualquer parque da cidade tomar o pequeno almoço ao estilo pin-nic. Depois ao almoço vai-se até um restaurante comer até não poder mais. Doses de comida enormescas para se estar sentado a morfar toda a tarde. Deve ser para compensar o pouco tempo que eles passam, no resto do ano, a conviver à mesa.

E assim é o fim-de-semana de Vappu.


terça-feira, abril 25, 2006

 

32 Anos de Democracia

Hoje é 25 de Abril. Abril é democracia.

Para mim este dia foi sempre muito importante, talvez porque sempre me foi incutido desde pequenino o valor da democracia em que vivemos, e os beneficios que daí vieram. Eu nunca vivi antes da revolução de Abril. Nasci depois disso. Mas esteve sempre presente em mim a importância desta data e de como era a vida para a grande maioria das pessoas antes de da revolução de Abril.

Hoje em dia, infelizmente, a grande maioria das pessoas já nem se apercebe desta data. É apenas mais um feriado. Muita gente já nem sabe até qual a razão deste feriado. Por um lado, a ignorância da razão deste feriado pode ser encarada como um facto positivo (!!!). Quer dizer que hoje em dia a grande maioria dos Portugueses já dão a democracia como um dado tão adquirido que nem se lembram que há apenas 32 anos se vivia em Portugal numa ditatura severa. Por outro lado, dever-se-ia saber o que foi Abril e como era a vida antes de Abril. Deveria estar presente que a democracia se constroi todos os dias. Abril deveria ser festejado sempre. E se olhar-mos bem para Portugal até se percebe que Abril não chegou a todos lado. Basta olhar para a Madeira. Sairam de uma ditadura salazarista em 1974 para agora terem uma outra ditadura. E uma ditadura que parece ser sustentada pela democracia que passa a ser muito mais perigosa. Que este exemplo abra os olhos para a importância de Abril. Que nos faça ver que a democracia se tem de construir todos os dias. Porque afinal em 2006 em Portugal ainda há pessoas que não vivem em democracia total.

E viva Abril. Com muito pena minha hoje não consigui arranjar cravos para ter em casa. E viva Abril.

 

A partida das visitas

Acabou-se o que era doce. Chegar a casa e ter a cmida feita com direito a bolo batido à mão acabou-se hoje às 6:00 da manhã quando a minha irmã, o Mané e o Sérgio sairam de minha casa para regressar a Portugal. Confesso que depois de 12 dias custou-me ve-los partir com as mochilas às costas para uma enorme viagem de regresso. Eu voltei para a cama a pensar nas saudades. Custa sempre um bocado mas como me tenho sentido bem aqui ajuda a custar menos. Confesso também que fiquei de lágrima ao canto ho olho...


Eles é que agora têm uma viagem cansativa pela frente. Sairam hoje no vôo das 8:00 daqui de Oulu mas só chegam ao Porto as 9:30 da manhã de amanhã. Como eles dizem com este tempo todo de viagem até parece que me foram visitar à Austrália. Espero bem que dentro dos próximos dois anos possam mesmo dizer que estão a ir para a Austrália para me visitar...


Estes 12 dias foram cheios de aventuras, brincadeiras e muita mas mesmo muita amizade, daquelas bem fortes. Estivemos em muitos sítios diferentes, saímos bastante, divirtimonos em casa só os quatro e ainda tivemos tempo para fazer tanto barulho que hoje recebi um telefonema da empresa de manutenção do meu prédio a dizer que um dos vizinhos ontem se queixou com o barulho a horas tardias que se fazia no meu apartamento... Porque será? LOL


Falta ainda dizer que estes dias ficarão também na memória pelo Sexo e a Cidade. E as muitas gargalhadas que demos...


No fim aqui fica uma das ultimas fotos dos 3 Mosqueteiros.


Image hosting by Photobucket

sexta-feira, abril 21, 2006

 

Jantar a Comemorar


Esta é só uma noite para partilhar... Há uma música que começa assim! Da Mafalda Veiga. Lembrei-me disto agora a propósito do jantar de ontem. Dia 20 de Abril. Fez dois meses que cheguei à Finlândia. Bom, mesmo muito bom. E fizemos um jantar lá em casa. Eu, o mané, a minha mana, o Sérgio e um amigo meu Finlandes. Bom, muito bom.



Ao jantar seguiu-se uma sessão de Sex and the City. Recebi a minha box com a série completa ontem. Bom, muito bom.

Este fim-de-semana segue-se a visita ao Pai Natal. Quem quiser que deixe a lista de prendas para lhe ser entregue. Claro que tenho de ter uma comissão pela entrega :-P. Bom, muito bom.

quarta-feira, abril 19, 2006

 

Momentos II

Image hosting by Photobucket Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket Image hosting by Photobucket

 

Tallin

Image hosting by Photobucket Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket Image hosting by Photobucket


Image hosting by Photobucket



Image hosting by Photobucket Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket Image hosting by Photobucket

 

Helsinki

Image hosting by Photobucket Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket Image hosting by Photobucket
Image hosting by Photobucket Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket Image hosting by Photobucket

terça-feira, abril 18, 2006

 

Simplesmente Fenomenal

Para definir estes ultimos dias só posso dizer que foram simplesmente fenomenais. Primeiro, a minhã irmã, o Mané e o Sérgio aqui comigo. Segundo, a companhia da Joana e dos país dela que são cinco estrelas para passear. Terceiro, conhecer mais uma contacteante, a Andreia, que é uma miúda às direitas. E por ultimo andar a conhecer sítios novos. Helsinkia eu já conhecia e confirmo aquilo que pensava: uma cidade pequena para capital mas contudo bem maior que Oulu. Não é nada de especial e não tem muito para ver. Tallin, por contrário, é uma cidade fabulosa, linda mesmo. Vale a pena visitar.
Hoje estou aqu quase de directa. Dormi umas 3h no aeroporto antes de apanhar o vôo. Depois cheguei a Oulu, deixei os meninos em casa, arranjei-me e vim workar. Digamos que tou assim cansado mas pensei que fosse ser pior. O dormir pouco nestes dias foi uma constante logo mais dia menos dia vai dar ao mesmo.
Só mais um apontamento: o que dizem das mulheres de leste é bem verdade. Na Estónia há mulheres lindas. Os homens também são engracados. Soube bem ver gente muito gira para variar da feiosidade dos finlandeses. E a noite na Estónia é bem melhor que na Finlândia. Surpreendeu-me.
Amanhã, depois de ter dormido, ponho fotos aqui da viagem. Tiramos quase 500 fotos...

sábado, abril 15, 2006

 

Helsinki and Estonia

Estou num computador do hotel na estónia a escrever este post. O dia esta a ser fenomenal mas longo. Comecou ontem às 13:00 da tarde quando acordei em Helsinka. Entre visitas durante o dia e um jantar muito bom, à noite chegou a minha irma, o meu maninho do coração (mané) e um grande amigo (Sérgio). Lindo. Foi tao bom ve-los na estacao de comboios. Mal chegaram foi por malas no hotel e sair logo para uma discoteca. A noite durou ate as 4:30. Ir para o hotel, fazer malas, descansar uma hora, e sair para a viagem de 3h de barco (Tipo the love boat) até Tallin. Passeamos e passeamos e vamos agora continuar a passear. Estao à minha espera. Depois escrevo mais. Sabe bem ter a minha irma e os meus dois melhores amigos comigo aqui. A curtir a estonia :-)

terça-feira, abril 11, 2006

 

"DIRECT EVOLUTION OF A FULL PROFESSOR"

Recebi isto por mail e achei que deveria partilhar convosco. Quem é cientista e está a fazer o PhD vai achar este artigo uma grande verdade. Além de que se pode rever os orientadores no outcome final eh eh eh


Eu só digo que saí para a industria...


"DIRECT EVOLUTION OF A FULL PROFESSOR"
(author unknown)

ABSTRACT:
Success in academia is hypothesized to require specific phenotypes. Inorder to understand how such unusual traits arise, we used human clones toidentify the molecular events that occur during the transition from a graduatestudent to professor.A pool of graduate student clones was subjected to several rounds ofrandom mutagenesis followed by selection on minimal money media in the absenceof dental insurance. Students surviving this selection were further screenedfor the ability to work long hours with vending machine snacks as a solecarbon source; clones satisfying these requirements were dubbed "post-docs".In order to identify assistant professors from amongst the post-docs,this pool was further mutagenized, and screened for the ability to turnesoteric results into a 50 minute seminar. Finally, these assistant professorswere evaluated for their potential to become full professors in two ways:first, they were screened for overproduction and surface display of stressproteins such as Hsp70. Assistant professors that displayed such proteins (so-called "stressed-out" mutants) were then fused to the M13 coat protein,displayed on phages and passed over a friend and family members column,to identify those that were incapable of functional interactions. These werecalled full professors.
Although these mutants arose independently, they shared striking phenotypes.These included the propensity to talk incessantly about their ownresearch, the inability to accurately judge the time required to complete benchwork, and the belief that all their ideas constituted good thesis projects. Thelinkage of all these traits suggests that these phenotypes areco-ordinately regulated. Preliminary experiments have identified a putative global regulator. Studies are currently being conducted to determine ifover-expression of this gene product in post-docs and grad students canspeed up the grad student-full professor evolutionary process.


EDITORS COMMENTARY:
The present paper, titled "Direct Evolution of a Full Professor" is afascinating document, well worth publication. However, the authors failto note several topics sure to be of interest to the Journal's readers. Forexample, it is a well-documented phenomenon that transition to industrycan occur at any point along the evolutionary pathway. The authors fail tocomment on the possible mechanisms behind such versatility. Plasmid-borneresistance genes encoding a tropism for rich media have been postulated to fulfil this function.
In support of this hypothesis, it may be noted that previousresearchers who attempted to isolate this plasmid quickly underwent transition and never published their findings.

segunda-feira, abril 10, 2006

 

Sensações

À pouco liguei a TSF em directo pela internet. Sensação de familiariedade. São 8:30 e ouvem-se as notícias da TSF. Fala-se ainda do jogo grande do fim-de-semana e de qualquer coisa que o PR fez (confesso que nesta notícia ao ouvir o nome do Sr. Silva desliguei o cerebro!!!). Depois as informações de trânsito. Como sempre congestionado na segunda circular a esta hora. E de repente, senti a sensação de estar dentro do meu carro, o Gugu, no meio do trânsito a tentar fugir da segunda circular pela Avenida do Brasil. Quando nessas manhãs olhava pela janela do carro e via as pessoas os outros carros a bocejar, a vociferar por causa do trânsito ou mesmo homens a acabar de fazer a barba com uma máquina e mulheres a darem os últimos retoques na maquilhagem. De tanto sentir essa familiaridade, por causa da TSF, quase que consigo tocar nessas manhãs.
E, depois, constato que não sinto saudades dessas manhãs. Não sinto saudades desse stress do trânsito ou de andar a fugir por caminhos e ruelas para escapar aos engarrafamentos. Não sinto saudades de andar de carro. Assim, chego à conclusão que gosto desta minha vida de andar a pé de manhã e sentir o ar a bater na cara. O ar é puro já que nesta cidade abundam as florestas e espaços verdes. Já não sei o que é apanhar um engarrafamento ou sentir stress porque, por causa do trânsito, posso não chegar a tempo aos compromissos matinais. Aqui, ando de autocarro mas ando sempre a horas. Vou descansado de manhã para a empresa e sei que se apanhar o autocarro chego à empresa a tempo, sem atrasos. Gosto deste tipo de vida saudável. Sinto mais uma semana a começar.

domingo, abril 09, 2006

 

E o telefone toca...

... era 1:30h da madrugada aqui, estava eu numa discoteca a abanar o capacete (eu sei, não tenho juizo pq mesmo meio adoentado fui sair), era o meu pai a dizer: Campeões, campeões, nós somos campeões :-) e viva o FCP. Não pude ver o jogo nem ouvir o relato na TSF porque ainda não tenho net em casa mas soube do resultado mal acabou o jogo. Campeões, campeões, nós somos campeões :-) E claro que neste momento estou a ver o jornal da tarde da RTP e a ver os festejos nos aliados ontem. Campeões, campeões, nós somos campeões :-) FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP
E termina assim o apontamento desportivo deste blogue. Daqui a 7 pontos comento outra vez.

 

O post anterior

Caros Leitores,

Parece que o meu post anterior, sobre o visitante número 1000, criou alguma polémica. Não é minha intenção andar a controlar as visitas. Só tenho o blogue ligado a um site que controla o número de visitantes porque acho piada ver o contador no fundo da página a subir. Para mais adoro ver o mapa das bolinhas e curto mesmo ver que há amigos que leem o meu blogue de várias partes do mundo. Isso deixa-me contente. O post anterior foi mesmo porque não conseguia saber quem era o visitante 1000. Ou mehor, achava que pdoeria ser uma de duas pessoas.

Qualquer um de vocês se for ate ao fundo da página e clicar sobre o contador pode também ter acesso a estas estatísticas. É publico para quem quer que visite o meu blogue :-)

Agora, continuem é a visitar esta página que é isso que eu gosto e o meu objectivo é que se dvirtam a ler as coisas que escrevo da mesma forma que eu me divirto a escrever e mais a saber que as vou partilhar com amigos :-)

sexta-feira, abril 07, 2006

 

Visitante número 1000

Domain Name: rima-tde.net (Network)
IP Address: 80.24.39.# (Telefonica de Espana SAU)
ISP: Telefonica Data Espana
Location: Continent: Europe
Country: Spain (Facts)
State/Region: Madrid
City: Valdelamasa
Lat/Long:40.5833, -3.6667 (Map)
Distance:6,741 miles
Language: Spanishes
Time of Visit: Apr 6 2006 11:54:26 am

Visit Number: 1,000


Quem foi o milésimo visitante, quem foi? Que se acuse o "Culpado" ou "Culpada". Sei que foi alguém de Madrid que visita regularmente o meu blog.

 

Internet

Como é que é possível que num país que se diz do primeiro mundo demorem este tempo todo para por uma ligação à net em casa? Foi no dia 27 de Fevereiro que assinei o contracto com a operadora. No inicio desta semana recebi um sms a dizer que a ligacao estava pronta. Passadas só seis semanas... Mas cheguei a casa, liguei o modem, liguei o PC e nada... Depois de ligar para o serviço de apoio a clientes (sim, também já faço disso aqui) e ter esperado 45min que atendessem a minha chamada quando atendem e eu digo "Do you speak english?" do outro lado ouço "Just a moment, please". Esse "moment" foram só mais 40 min de espera. Resultado podem ver como não estava a minha ira quando no final de tudo isto me atenderam. O rapaz que me atendeu levou com tanto mau humor que deve ter adorado o telefonema e eu tive 1h 30min à espera para me dizerem que se não tinha net é porque deveria haver um prolema com os cabos da operadora e portanto eles tinham que averiguar isso. Quanto tempo mais tenho de esperar? Não sei. E no fim ainda falam mal de Portugal. Se tiver net ate ao fina deste mês, pelo que me apercebo, tenho de me dar como um sortudo.

 

O Ski

Nestes últimos dias não tenho escrito nada porque andei meio adoentado e, confesso, sem paciência para escritas. Mas como tinha prometido no início da semana aqui ficam pelo menos duas fotos de euzinho a andar de ski. Não estão grande coisa e eu estou de costas mas é o que se arranja. Foram tiradas com o telemóvel da minha chefa. Também tenho três pequenos filmes mas ainda não descobri como os posso "postar". Quando souber logo os ponho aqui.
Olha para mim tão elegante de skis nos pés. Digamos que não foi tão fácil como eu estava à espera mas desenrrasquei-me bem. A minha chefa disse-me que para primeira vez até foi muito bom e consegui mesmo fazer 4 km. Bem, o primeiro desses kilómetros foi muito como os patinhos mas ao contrário: cabeca para baixo e rabo para o ar. Fiquei cheio de neve e o resultado foi esta bela constipação que, provavelmente, me vai fazer ficar o fim-de-semana de molho. Mas adorei esquiar e só tenho mesmo pena de não ter encontrado aqui um local para ter aulas. Agora que parece mais fácil quando é visto na televisão parece. Mas estou contente com a minha prestação mesmo tendo ficado fustrado por ver uma criancinha que não tinha mais do que três anos a passar-me à frente e a andar bem melhor que eu. Estes gajos aqui já devem nascer com os skis nos pés é o que é!!!!!

quarta-feira, abril 05, 2006

 
chuinffffffffffff acho que assim como quem não quer a coisa estou a ficar doentinho :-( mais logo vou à farmâcia comprar qualquer coisa para ver se faço prevenção!!!!

terça-feira, abril 04, 2006

 

Andrea

Este post é basicamente para deixar um recado à Andrea: amore mio (ups!!! que ela é uma mulher casada logo tenho de ser formal eh eh eh) não te posso escrever porque não tenho o teu mail. Deixa-me o teu mail e eu escrevo-te.
Eu estou a adorar as tuas vitas a este blog até porque me das bolinhas no mapa espalhadas pelo mundo mas já agora tens de me escrever a dizer o que fazes e como arranjaste isso que quero um emprego igual quando acabar isto aqui na Finândia :-)
Mil beijinhos

segunda-feira, abril 03, 2006

 

Pensamento do dia

Rubrica tirada do blog do sergio!

"Há neve e neve, há neve e neve e neve... f**** tanta neve!"

 
Só mais uma coisa: já não posso ver neve à frente... E continua a nevar e a nevar.Voltou-se a andar nos passeios e a ficar com os pés literalmente enterrados na neve. Quero o verãoooooooooooooooooooo

 

Há chefes e chefes

Uma das coisas que me sabe super bem aqui foi ter mudado de ambiente de chefia. Passo a explicar: aqui tenho uma chefe cinco estrelas que me ajuda em tudo o que preciso, tanto na empresa como na vida pessoal, e ainda me convida para sair com ela. Isto sim é uma chefe e depois dos últimos 5 anos sabe muito bem ter alguem assim. Fica-se com mais vontade de trabalhar e de ter resultados, não há medo de perguntar o que quer que seja ou dar sugestões, o ambiente de trabalho fica bem mais desanuviado e cada reunião que se tem com a chefe não é vista como um pesadelo. Só não percebo porque é que há chefes que acham que governar incutindo medo é que dá frutos... nota-se...

Depois deste desabafo resta-me dizer que hoje vou esquiar com a minha chefe. Como aqui não há um sítio para ter aulas de ski a minha chefe convidou-me para ir fazer cross-country ski com ela para eu aprender que ela ensina-me. Os skis vão ser os do marido dela porque eu não tenho skis. Vamos esquiar sobre um rio congelado que é muito flat (como é que se diz isto em portugues? LOL) e mais facil para mim aprender. Este ano ela ja fez 920km em cross-country ski! Grande Mulher eh eh eh

Amanhã, se nã0 ficar nada partido em mim, conto como foi :-)

 

Fim-de-semana

Mais um fim-de-semana bem passado. Este com uma tuga aqui em Oulu. A sr dos comentários (Sara!!) veio passar esta semana aqui comigo a Oulu porque tem um curso na universidade. E claro, veio no sábado para podermos ir para a farra. Depois de ter passado o dia de sábado nas limpezas e no ginásio (ando a ficar maniaco do gym!!!) tive a jantar com a sarocas e na conversa lá em casa (com Caipiroscas à mistura!!!) Depois fomos à famosa discoteca mega fantástica - Onnela - aonde me encontrei com uns amigos finlandêses. Já posso dizer que tenho por aqui alguns amigos. São porreiros e falam bastante o que não é comum nos finlandêses típicos. Curtimos a noite a dancar e a ver pessoas giras. E a sentir o ego nas alturas porque como somos estranjas o people acha imensa piada (e somos bem mais giros que este pessoal daqui) e mete-se connosco eh eh eh Só é pena aqui as discos fecharem às 03:30. Saímos da disco com vontade de muito mais e já não dava para mais chuinf chuinf.
Life is starting to get a great rhythm around here yupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

This page is powered by Blogger. Isn't yours?