quarta-feira, maio 31, 2006

 

Fado

Hoje estou no trabalho a ouvir fado. De há uns anos a esta parte comecei a gostar bastante de ouvir este género de música. Agora, longe de Portugal, entendo bem as emoções que ouvir estas músicas trazem. São Portuguesas e quase que se sente o cheirinho a casa ao ouvir. Ser Português. Falamos mal, falamos mal mas no fundo gostamos de Portugal e de sermos portugueses. O engraçado é que sempre que estive fora é que me apercebi disso. É um sentimento de identificação engraçado ao ouvir fado. É o ser Português.

Por aqui tem chovido e chovido e chovido. Ou seja, tenho 24h de luz solar mas não posso andar na rua a desfrutar por causa da chuva e do frio. Grande Seca. Mas mesmo a chover anda-se de bicicleta. E não se usa guarda-chuva. Usa-se casacos impermeáveis e gorro para não molhar o cabelo. Anda toda a gente assim. E mesmo com 8ºC. Estou quase em Junho mas parece-me que estou em pleno Janeiro português.

Barco Negro...

segunda-feira, maio 29, 2006

 

Saudades da Noite

Nunca pensei em vir a dizer isto já que eu adoro o sol e a luz do dia mas sinto mesmo muitas saudades de ver noite. O meu corpo sente saudades de ver escuro. Ando completamente baralhado sem saber quando tenho de ir dormir. Custa-me aperceber que são horas de ir para a cama porque está sempre dia. Depois acordo de manhã cansado porque não dormi o suficiente. Sinto-me meio irritado acho que por causa disso também. E as vezes parece que vou cair po lado por estar cansado. Agora percebo a falta que a noite faz ao organismo. E como eu não estou habituado a isto acho que custa um pouco mais a aclimatizar-me. Mas ainda acho preferivel ter sempre dia do que sempre noite. Também vou ver isso daqui a uns meses.
Acho que vou comprar estrelas fluorescentes e por no tecto do meu quarto. Pelo menos assim vejo estrelas eh eh eh

sexta-feira, maio 26, 2006

 

Fim-de-Semana

Ontem foi feriado aqui na Finlândia e hoje, tirando eu, ninguém veio trabalhar. Tou aqui na empresa sozinho pq tinha umas coisas que tinha mesmo de acabar. Grande seca.

Este fim-de-semana quero ver se descanso. Também não há muito para fazer porque por estes lados chove torrencialmente e voltou a estar um pouco de frio :-(

Hoje convidaram-me para ir a um bar ver a transmissão em directo do concerto dos Lordi que vai ser em Helsínquia. Acho que não vou. Gostei da música que ganhou o festival mas daí a gostar do grupo... e depois um concerto visto por um ecrã num bar é bem diferente de um concerto visto ao vivo. Se tivesse em Lisboa era Rock in Rio como não estou vai ser Rock in my House.

quarta-feira, maio 24, 2006

 

Nose Job

It seems that I will have to do a Nose Job. Plastic surgery to correct a little shift that my nose has because of the accident. I will have my first plastic surgery appointment later in the afternoon.

Thinking about this I wonder... after all I was lucky. Indeed I broke my nose but I will have a plastic surgery to repair the nose. And while I am at it I can also repair my entire big nose. Let’s see what the doctor has to tell me...

PS - I wrote this post in English cause I like the name "nose job". It reminds me of something... I wonder what eh eh eh
And speaking of this it reminds me also of one quote in sex and the city done by Samantha (who else could it be!!!):

Samantha: Easy? You men have no idea what we're dealing with down there. Teeth placement, and jaw stress, and suction, and gag reflex, and all the while bobbing up and down, moaning and trying to breathe through our noses. Easy? Honey, they don't call it a job for nothin'!
(taken from episode 39 season 3: “Easy come, Easy go”.)

segunda-feira, maio 22, 2006

 

ESC

Sabado à Noite. Grupo de amigos sentados em frente à TV. Canal Yle2. Programa: Eurovision Song Contest. Muitas bocas abertas.

Pois é, a Finlândia ganhou este fim-de-semana, e pela primeira vez, o festival eurovisão da canção (Portugal nem na final esteve!). Os meus amigos finlandeses estavam com esperanças de ter uma boa classificação mas não estavam à espera de ganhar. A canção vencedora "Hard Rock Halleluja" é boa e bem diferente das canções que habitualmente ganham o festival. Talvez por isso tenham ganho. Mas bem diferente foi a banda vencedora.

Eu acho que neste festival, normalmente, para se ganhar tem de se ter uma canção padronizada e ser modelo capa de resvita. Ora os Lordi de modelo de capa de revista não têm nada. São diferentes em tudo e isso serviu para dar um safanão no festival. Pode ser que os organizadores acordem e se apercebam que precisam de mudar muita coisa neste concurso. Outrora um grande evento musical que hoje em dia já ninguém liga porque não evoluiu. Pode ser que assim alguma coisa nova vá surgir. Mas pronto não tirem os modelitos capas de revistas que regalar os olhos sabe sempre bem LOL

Sabado a noite foi a noite em que o Inferno gelou. Pelo menos é o que dizem aqui pela Finlândia. E de gelo eles percebem bem. Eu só digo:


Hard Rock Halleluja.

quinta-feira, maio 18, 2006

 

Também acontece na Finlândia

Este post vai ser longo mas é para explicar o "acidente" que me aconteceu aqui na segunda-feira. Agora que já contei aos meus pais já posso por aqui.

Entao é assim:

Segunda-feira quando saí do ginásio, como não me apetecia fazer jantar, fui ao centro comer qualquer coisa. Quando saí do restaurante e comecei a dirigir-me a minha dois rapazes, completamente bebados, começaram a falar comigo. Eu continuei a andar e disse-lhes que não falava nem percebia finlandes. Eles começaram a andar comigo e continuaram a falar em finlandes. Eu voltei a dizer "I am really sorry but I don't speak or understand finnish. I have to go now" e comecei a atravessar a rua na passadeira. De seguida dou por mim a ser agarrado com um braço à volta do pescoço no meio da rua. Tentei libertar-me do braço, preocupado porque estava no meio da rua e podiamos ser atropelados, e quando me vou a conseguir libertar e a levantar a cara só vejo dois punhos a virem em direção à minha cara.

Isto é, enquanto estava a ser agarrado por um dos rapazes, o outro rapaz foi lá ter e deu-me o murros na cara, acertando-me no nariz e na boca. De seguida, só me apercebi de estar a sangrar bastante e de ter duas raparigas ao meu lado a tentarem ajudar-me com os sacos das comprar e com o sangue que me saia no nariz e da boca. Chamaram-me um taxi e uma das raparigas foi comigo ao hospital e ficou lá comigo até à minha chefe ter ido ter comigo. No hospital, o atendimento não foi dos melhores, mas lá me atenderam, quase 3 horas depois de eu ter chegado, e de eu próprio ter estancado a hemorregia nasal enquanto esperava por ser atendido. Fiz um raio X que indicou que tenho o nariz partido e fizeram-me um curativo ao nariz para estancar o sangue que continuava a sair do nariz. Além disso tenho dois dentes da frente partidos. Uma sequinha porque agora não posso usar oculos de sol para não fazer peso no nariz e sair à noite também não porque com os dentes partidos pareço um chunga chuinf chuinf.
Mas agora tou super fixe. Depois de nestes dois dias ter andado de médico em médico já não estou a sangrar do nariz, e já não tenho a cara muito inchada. E ainda acho que esta cidade é muito fixe e boa para se viver. Isso viu-se pela rapariga que viu tudo e foi comigo para o hospital. Até me deu o número de telefone dela para ser testemunha ocular na Polícia. A minha chefe foi como se fosse da família para mim. Alias, ela disse-me isso mesmo, que agora fora de Portugal eu deveria considerar a famila dela como minha. Disse-me isto estava eu a sangrar no hospital, ainda à espera de ser atendido. Resultado: fiquei assim muito tocado e desatei a chorar. Muito mau chorar à frente da chefe LOL Ofereci-lhe um vaso com flores para lhe agradecer o que ela fez estes dias por mim :-)
Agora tá tudo fixe. Só quero reconstruir os dentes e pronto. E o seguro paga :-) sim, porque estes dias em consultas médicas já foi um balúrdio. E voltar ao hospital nunca mais. É pior aqui o tempo de espera que em Portugal.
Para mim o programa contacto está a reveler-se uma experiência em tudo. Assim também fiquei a saber como funcionam os hospitais aqui. Afinal, também é bom saber como são os sistemas hospitalares noutros paises. É uma experiência internacional eh eh eh

quarta-feira, maio 17, 2006

 

Países Visitados



create your own visited countries map

Depois de fazer este mapa só penso que ainda me falta conhecer 92% do mundo. Tenho de começar a ganhar dineiro para tanta viagem. Ou arranjar um emprego em que passe a vida a viajar.

 

Despedidas

Hoje tenho um jantar de despedida de uma das Tugas que esta a morar aqui em Oulu. Tão todos a ir embora porque as aulas aqui já acabaram chuinf chuinf
Mas sempre a sorrir que gosto desta cidade :-)

segunda-feira, maio 15, 2006

 

Momentos perdidos

Este post é para dar os parabéns e desejar felicidades a uma grande amiga minha: a Luxa. Casou no sabado ás 11:ooh da manhã. Custou-me não poder ir ao casamento dela. É daquelas pessoas que sempre que pensei que quando casasse eu estaria lá, a ver o desfile na igreja, a ver o vestido de noiva e a cara de felicidade da Luxa dentro dele. Mas pregaram-me a partida de me mandarem para aqui e de eu não poder voltar a Portugal ate Dezembro. Custou não estar neste casamento :-(
Desculpa Luxa por não ter estado presente mas pensei em ti no sabado de manhã. Quero depois ver as fotos e ver-te linda no teu vestido de noiva.

 

Brrrrrrrr que frio

Já repararam na temperatura nesta cidade? Sim, no barometro que está do lado esquerdo!!! 4ºC. Não, não está errado. Está é mesmo frio aqui! Ontem a tarde até nevou um bocadinho! Estamos em Maio mas pelos vistos parece que estou em Janeiro português. Esta semana preve-se que esteja mau tempo. Chuva, talvez neve e o regresso às temperaturas negativas. Principalmente durante a noite. Depois de umas semanas em que à tarde chegava a estar 16-18ºC voltar a isto outra vez custa. Esperemos que melhore rapidamente.

 

Sempre a andar... de Bike!

Hoje foi o primeiro dia que vim para a empresa de bicicleta. Logo assim de manhã 3km a pedalar e a apanhar ar fresco na cara. Acorda-se logo!!! Agora vou começar a andar assim, sempre de bike. Já que não conduzo carros aqui ao menos conduzo uma bicicleta. Muito fixe por acaso a bike. E se conseguir qdo me for embora ainda a levo comigo. Isto se a minha boss se lembrar do que me disse aqui há uns tempos: que se tivesse demasiadas coisas para levar de volta a empresa podia pagar espaço num contentor para levar a minha tralha. A ver vamos.
Daqui a pouco vou sair do work finalmente. Depois é mais um passeio de bike até casa e a seguir outro até ao gym. Que desportista que eu ando :-)

quinta-feira, maio 11, 2006

 

A Mamã Peregrina

A minha mãe acabou de me ligar a dizer que tinha chegado a Fátima. E este ano foi a pé. Pelo menos foi o que me disseram estes dias. Eu não vi, logo não sei! Só acredito quando vir as fotos e me provarem que não são montagem LOL. Tou a brincar é claro.

Mas vamos ao começo. A minha mãe este ano resolveu ir com num grupo de amigos de 25 pessoas a pé a Fátima. Saíram da Trofa na madrugada de dia 4 para dia 5. A caminhar. Agora até me lembrei da canção:

"Pelos caminhos de Portugal
Eu vi tanta coisa linda
Vi um mundo sem igual"

Que lindo! Mas voltando ao que interessa.

A mamã peregrina foi a pé a Fátima mas não como uma peregrina qualquer. Não senhora. Foi a pé assim ao género da Lili Caneças. Hotéis marcados pelo caminho para descansar os pés. Almoços fartos em restaurantes. E até o papá e a mana foram ter com ela para jantar numa ou outra ocasião. Assim vale a pena ser a Mama Peregrina.

Mas estou orgulhoso da minha mamã. Ela já há uns anos que andava a dizer que queria fazer isto. E pelos visto divertiu-se imenso com os amigos durante a viagem. Granda Mamã. Parabéns para ti do teu filho babado.

PS - Já agora quando leres isto, mamã, fica aqui também registado o meu pedido de desculpa por me ter esquecido do dia da Mãe. É que aqui na Finlândia é no segundo domingo de Maio e não no primeiro! Desculpaaaaaaaaaaaa eh eh eh



quarta-feira, maio 10, 2006

 

Its a question of size. Do cabelo, claro!

Ontem tive a minha primeira experiência num cabeleireiro Finlandês. Não que seja difícil cortarem-me o cabelo já que o uso sempre bem curto e é fácil cortar à máquina. O pior mesmo foi explicar a alguem que não fala muito inglês como queria que me cortasse o cabelo.

"- It’s to be cut with the machine."

"- What’s the size? In centimeters."

Quando ouvi esta pergunta pensei: "Hummmm ao que será que ela se esta a referir?", só depois me lembrei que estava num cabeleireiro logo não era difícil perceber ao que ela se referia. Digamos que o meu inglês para termos de cortar o cabelo também não é dos melhores. Pensei: "Em Portugal basta-me dizer que quero pente 2 mas pelo que vejo Comb 2 não deve funcionar aqui. Aqui gostam de saber o tamanho". E então disse:

"- I don’t know the exact size. I’ve never measured it after." (O que me passou pela cabeça depois de dizer isto não vos posso aqui dizer!)

"- Short, long?" (o que me apeteceu responder a esta pergunta não foi bem aquilo que respondi, claro)

"- I normally use it short (O cabelo, claro) so it can stay without being cut for some time." (cut and uncut no cabeleireiro claro!)

Bem fiquei a saber que aqui eles funcionam ao tamanho, em centímetros. Preferem saber o tamanho ao número do pente. Parece que aqui afinal Size Really Matters. Para cortar o cabelo, claro!

Ps - No fim, e depois de várias tentativas de corte com tamanhos diferentes, lá consegui ficar com o tamanho com que normalmente ando em Portugal. Do cabelo, claro!!!

terça-feira, maio 09, 2006

 
Ando contente. Só sei que ando contente. Posso andar todo baralhado por não ter noite e me custar a adormecer mas ando contente. Acho que vir para esta cidade perdida no meio do nada até foi uma boa coisa. Já conheci pessoas bem porreiras e já tenho uma vida social. E na Finlândia ter vida social é bem importante por causa do Inverno.


Só me apetece dizer que ando contente. A gostar de estar aqui e a gostar deste meu novo estilo de vida. Quer-se dizer só mudava a parte de ter de acordar às sete da manhã todos os dias que eu não fui feito para madrugar. Ahhhh e é verdade deixei de fumar. Com a ajuda de pensos de nicotina mas deixei de fumar. E tb já não tou a utilizar os pensos. Grandes progressos hein?


Ou como diria o Mr. Peça (leia-se com sotaque britânico que tem muito mais piada!!!): E esta hein?

 

Noite? Que Noite?

Acabou-se a noite aqui em Oulu. Desde este fim-de-semana que não há noite aqui nesta terra. Agora vê-se sempre uma réstia de claridade no céu. Não se vêem estrelas nem o céu negro da noite. O que complica muito as coisas. Por exemplo, é difícil aperceber-me que já são horas de ir dormir porque à meia-noite parecem que são ainda umas oito da tarde. Sair à noite? Mas é sempre dia! Sair para ir a um bar as dez da noite e ainda estar sol e depois sair do bar à meia-noite e ainda estar claro. Irmos até uma discoteca, onde não há janelas, dançamos e quando vamos a sair, como nunca passa das 4 da manhã (o horário de fecho das discotecas aqui) o corpo está programado para ver noite. Mas qual quê! Às 4 da manhã aqui já o sol brilha e os passarinhos cantam.

Eu gosto desta cidade assim. Sempre com luz solar. Mas que confunde, confunde. E agora apercebo-me de outra coisa. É impossível, nesta cidade, ter uma noite romântica sob as estrelas. No Inverno é demasiado frio e no Verão não há noite.

sexta-feira, maio 05, 2006

 

Cinema

Ontem fui pela primeira vez ao cinema aqui em Oulu. Digamos que foi uma experiência diferente. Para começar o preço dos bilhetes 9 Euros. Depois de se pagar este preço para ir ao cinema espera-se encontrar uma sala com as ultimas tecnologias de som e imagem. Mas mal entrei na sala perdi logo as ilusões. A sala parecia saída directamente dos anos 60 para os dias de hoje. Assentos tipo o sofá antigo lá de casa. Um ecrã mínimo e todo sujo. E do som enfim. Eu não percebo finlandês logo tenho de ouvir o que dizem os actores. Um desafio mesmo. Som muito baixo e completamente alterado.

O filme, esse, recomendo. Transamerica. Muito bom e a Felycity faz uma interpretação genial. Percebe-se bem porque foi nomeada para o oscar.

Mais uma nota: alem de cuspirem para o chão e arrotarem os finlandeses fazem imenso barulho no cinema. Alguém lhes poderia dizer que as pipocas são para comer de boca fechada.

PS: Alguém que tire uma fotografia a uma das salas grande do Arrábida. Aos lugares e ao ecrã. Quero mostrar aos meus amigos aqui o que é um cinema a sério.

quarta-feira, maio 03, 2006

 

Momentos III (Vappu Weekend)








terça-feira, maio 02, 2006

 

Os Tugas de Oulu

Além do Vappu este fim-de-semana destacou-se pelo conhecimento de Tugas a viver em Oulu. Como é que isso aconteceu? No sábado ia eu na conversa na rua, em português (com a Joana e a Andreia que me vieram visitar) e passou por nós um rapaz que ficou a olhar. Reconheceu a língua e começou a falar connosco porque ele também é Português. Chama-se Pedro. Um tipo fixe que adora esta cidade. Esteve cá há dois anos como Erasmus e gostou tanto que voltou para viver aqui. Ele apresentou-me a mais 4 portugueses. Estes últimos estudantes que chegaram em final de Janeiro. Só é pena que vão embora daqui a 15 dias. O Pedro fica os outros 4 vão embora. Só digo que foi um fim-de-semana ao estilo tuga e muito mas muito divertido. Como dizem os Americanos: it was a blast!

E adorei ter a Joana e a Andreia aqui em casa. Já estamos a combinar o próximo encontro. Só é mesmo pena que as viagens neste país sejam assim po caras bolas.

 

Foi o Vappu

Neste ultimo fim-de-semana a culpa foi sempre do Vappu. Mas o que é o Vappu? São uma série de actividades para os estudantes, tipo a nossa queima das fitas mesmo, e marca, não só, o final do ano lectivo mas também a transição Outono/Primavera dos Finlandeses. Uma coisa é certa nunca vi tanta gente na rua como neste ultimo fim-de-semana. Ruas cheias, esplanadas cheias, jardins cheios e muita mas mesmo muita animação e alegria. Foi o Vappu!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?